Pedido de informação
Quando o cidadão tem como objetivo esclarecer dúvidas ou obter informações sobre um serviço prestado, regulado ou fiscalizado pela ANTT.
Reclamação
Quando o cidadão registra uma queixa, manifestação de desagrado ou protesto sobre um serviço prestado, regulado ou fiscalizado pela ANTT; ação ou omissão da administração e/ou do servidor público; e a existência ou ausência de norma reguladora.
Sugestão
Quando o cidadão apresenta uma idéia ou proposta para o aprimoramento dos processos de trabalho, das unidades administrativas e/ou dos serviços prestados, regulados e fiscalizados pela ANTT.
Elogio
Quando o cidadão faz uma demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação com o serviço recebido.
Denúncia
A Ouvidoria da ANTT recebe a denúncia como informação, "notitia criminis" ou acusação contra ato, pessoa ou órgão que descumpre ou não observa a norma jurídica ou o devido procedimento legal que deveria seguir ou que causa prejuízo ou dano ao patrimônio público. Preferencialmente, observando os seguintes requisitos:
a) identificação e o endereço para correspondência do denunciado (se possível);
b) local da ocorrência;
c) descrição dos fatos;
d) fundamentação mínima, capaz de permitir a análise.
A denúncia anônima é aceita e registrada, mas não se constitui prova ou indício isolado suficiente para obrigar investigação.
As denúncias relativas à conduta de servidores da ANTT são encaminhadas à Corregedoria da Agência.
Outras solicitações
Quando o cidadão deseja registrar uma manifestação cujo tipo não se enquadra em nenhum dos listados anteriormente.