Seu Browser esta com problemas de leitura de javascript!
imagem de background
imagem de background

Decreto Nº 1.945
Clique para voltarClique para imprimir esta página Clique para imprimir esta página

Decreto nº 1945, de 28 de junho de 1996

 

Dispõe sobre a Comissão Federal de Transportes Ferroviários - COFER e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, da Constituição,

 

DECRETA:


Art. 1° A Comissão Federal de Transportes Ferroviários - COFER, órgão colegiado integrante da estrutura organizacional do Ministério dos Transportes, com jurisdição sobre todo o sistema ferroviário nacional, tem as seguintes competências:

 

I - decidir, em grau de recurso, no que respeita à aplicação de penalidades, as controvérsias que surgirem entre a União e os concessionários, os concessionários e os usuários, e os concessionários entre si;

 

II - manifestar-se quanto às modificações societárias que venham a ocorrer nas empresas concessionárias e que possam comprometer a relação contratual, ou, ainda, ensejar o estabelecimento de qualquer tipo de monopólio ou prática de abuso econômico;

III - opinar, quando solicitada, sobre propostas de expansão ou de supressão de serviços ferroviários, atenta às necessidades emergentes da satisfação do interesse público objetivado na concessão;

 

IV - opinar, quando solicitada, sobre matérias pertinentes à modalidade ferroviária, relacionadas direta ou indiretamente aos contratos de concessão, especialmente em relação a normas gerais que disponham sobre níveis de qualidade e segurança dos serviços prestados;

 

V - acompanhar e avaliar o desempenho de concessionários e o disciplinamento das relações operacionais entre concessionários e entre estes e usuários.

Parágrafo único. A manifestação a que alude o inciso II deste artigo será encaminhada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Ministério da Justiça - CADE.


Art. 2° A COFER tem a seguinte composição:

I - representantes do Ministério dos Transportes:

a) Secretário de Transportes Terrestres, que a presidirá;

b) Secretário de Desenvolvimento;

c) Diretor do Departamento de Transportes Ferroviários;

II- dois representantes dos concessionários de transportes ferroviários;

III - dois representantes dos usuários.

Parágrafo único. A Secretaria de Transportes Terrestres prestará o apoio técnico e administrativo necessário ao desenvolvimento das atividades da COFER.


Art. 3° Os representantes a que alude os incisos II e III do artigo anterior, e respectivos suplentes, serão escolhidos e designados pelo Ministro de Estado dos Transportes, com base em listas tríplices, para cada vaga, apresentadas pelas respectivas categorias, e terão mandato de dois anos, permitida uma recondução.


Art. 4° O Presidente da COFER terá, além do voto normal, o voto de qualidade nas deliberações do colegiado, detendo, ainda, o poder de veto.


Art. 5° As deliberações da COFER, tomadas em forma de resolução, e após homologadas pelo Ministro de Estado dos Transportes, serão publicadas no Diário Oficial da União.

 

Art. 6° A participação na COFER não será remunerada.


Art. 7° O Ministro de Estado dos Transportes expedirá o regimento interno da COFER.


Art. 8° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Brasília, 28 de junho de 1996; 175°da Independência e 108°da República.


FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Odacir Klein

 

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 1º.7.1996



    Decreto Nº 1945 de 28/06/1996
Tamanho do arquivo: 144,56 KB
imagem de background
imagem de background
imagem de background
Copyright © 2013 ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres

TOPO