Lei Nº 8.693
9174
Lei Nº 8.693
12/01/2012 - 11:01
31/12/2036 - 11:01
<p>
Disp&otilde;e sobre a descentraliza&ccedil;&atilde;o dos servi&ccedil;os de&nbsp;transporte ferrovi&aacute;rio coletivo de passageiros,&nbsp;urbano e suburbano, da Uni&atilde;o para os Estados e&nbsp;Munic&iacute;pios, e d&aacute; outras provid&ecirc;ncias.</p>
<div style="line-height: normal">
<b><span style="font-size: 10pt">O PRESIDENTE DA REP&Uacute;BLICA</span></b></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Fa&ccedil;o saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art. 1&ordm; A Rede Ferrovi&aacute;ria Federal S.A. (RFFSA) e a Rede Federal de Armaz&eacute;ns Gerais Ferrovi&aacute;rios S.A. (Agef) transferir&atilde;o &agrave; Uni&atilde;o, atendidas as condi&ccedil;&otilde;es previstas nesta lei, a totalidade das a&ccedil;&otilde;es de</span><span style="font-size: 10pt"> sua propriedade no capital da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb).</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 1&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 2&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 3&ordm; As transfer&ecirc;ncias das a&ccedil;&otilde;es far-se-&atilde;o mediante a lavratura de termo no livro de &quot;Transfer&ecirc;ncias de</span><span style="font-size: 10pt"> A&ccedil;&otilde;es Nominativas&quot; das respectivas sociedades, devendo a Uni&atilde;o ser representada na forma da al&iacute;nea</span><span style="font-size: 10pt"> b do inciso V do art. 10 do Decreto-Lei n&ordm; 147, de 3 de fevereiro de 1967.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 4&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 5&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 6&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 7&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 8&ordm; Nos aditivos a contratos de cr&eacute;dito externo constar&aacute;,obrigatoriamente,cl&aacute;usula excluindo a jurisdi&ccedil;&atilde;o de tribunais estrangeiros, admitida apenas a submiss&atilde;o de eventuais d&uacute;vidas e controv&eacute;rsias</span><span style="font-size: 10pt"> delas decorrentes &agrave; justi&ccedil;a brasileira ou a arbitragem, nos termos do art. 11 do Decreto-Lei n&ordm; 1.312, de</span><span style="font-size: 10pt"> 15 de fevereiro de 1974.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art. 2&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art. 3&ordm; Efetivada a transfer&ecirc;ncia das a&ccedil;&otilde;es a que se refere o art. 1&ordm;, fica autorizada a cis&atilde;o da CBTU, mediante a cria&ccedil;&atilde;o de novas sociedades constitu&iacute;das para esse fim, cujo objeto social ser&aacute;, em cada</span><span style="font-size: 10pt"> caso, a explora&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os de transporte ferrovi&aacute;rio coletivo de passageiros, urbano e suburbano,</span><span style="font-size: 10pt"> respectivamente nos Estados e Munic&iacute;pios onde esses servi&ccedil;os s&atilde;o atualmente prestados.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 1&ordm; A cis&atilde;o far-se-&aacute; com a vers&atilde;o, em cada caso, de parcelas do patrim&ocirc;nio da CBTU diretamente vinculado &agrave; explora&ccedil;&atilde;o dos servi&ccedil;os de transporte de que trata o caput deste artigo.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 2&ordm; As opera&ccedil;&otilde;es de cis&atilde;o previstas neste artigo reger-se-&atilde;o pelo disposto nesta lei e nos arts. 223 a 226, 229, 230, 233 e 234, da Lei n&ordm; 6.404, de 15 de dezembro de 1976.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 3&ordm; A cis&atilde;o com vers&atilde;o de parcela do patrim&ocirc;nio em sociedade j&aacute; existente e sob controle acion&aacute;rio direto ou indireto de Estado ou Munic&iacute;pio obedecer&aacute; &agrave;s disposi&ccedil;&otilde;es do art. 227 da Lei n&ordm; 6.404, de 15</span><span style="font-size: 10pt"> de dezembro de 1976.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 4&ordm; As a&ccedil;&otilde;es da Uni&atilde;o nas sociedades a serem constitu&iacute;das poder&atilde;o ser alienadas, a qualquer t&iacute;tulo,inclusive mediante doa&ccedil;&atilde;o, aos Estados e Munic&iacute;pios nos quais os servi&ccedil;os de transporte s&atilde;o</span><span style="font-size: 10pt"> prestado.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 5&ordm; As opera&ccedil;&otilde;es de cis&atilde;o de que trata este artigo s&oacute; ser&atilde;o realizadas mediante pr&eacute;via aceita&ccedil;&atilde;o, em cada caso, pelos respectivos Estados e Munic&iacute;pios, da doa&ccedil;&atilde;o prevista no par&aacute;grafo anterior </span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 6&ordm; A transfer&ecirc;ncia da explora&ccedil;&atilde;o de todos os servi&ccedil;os de transporte a cargo da CBTU implicar&aacute; a sua extin&ccedil;&atilde;o ou dissolu&ccedil;&atilde;o, aplicando-se, em quaisquer dos casos, o disposto nos arts. 18, 20, 21 e 23, da</span><span style="font-size: 10pt"> Lei n&ordm; 8.029, de 12 de abril de 1990.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art. 4&ordm; Efetivada a transfer&ecirc;ncia das a&ccedil;&otilde;es a que se refere o art. 1&ordm; desta lei, fica a Uni&atilde;o autorizada aalienar, a qualquer t&iacute;tulo, inclusive mediante doa&ccedil;&atilde;o, ao Estado do Rio Grande do Sul e ao Munic&iacute;pio de</span><span style="font-size: 10pt"> Porto Alegre, as a&ccedil;&otilde;es de sua propriedade na Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">(Trensurb).</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Art. 5&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Art. 6&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 1&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 2&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 3&ordm; Ficar&aacute; assegurado ao empregado o direito de manter-se como participante da Funda&ccedil;&atilde;o Rede Ferrovi&aacute;ria de Seguridade Social (Refer), obrigadas as novas sociedades criadas nos termos desta lei a</span><span style="font-size: 10pt"> serem suas patrocinadoras, podendo tamb&eacute;m os novos empregados que, porventura, forem</span><span style="font-size: 10pt"> contratados pelas novas empresas a serem criadas associar-se &agrave; referida funda&ccedil;&atilde;o nas mesmas</span><span style="font-size: 10pt"> condi&ccedil;&otilde;es.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 4&ordm; Aos empregados da CBTU, transferidos para as novas sociedades criadas nos termos desta lei e ocupantes de im&oacute;veis pertencentes &agrave; RFFSA ou CBTU, ficar&atilde;o assegurados o direito de ocupa&ccedil;&atilde;o e a</span><span style="font-size: 10pt"> prioridade para aquisi&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 5&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 6&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&sect; 7&ordm; (Vetado.)</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art. 7&ordm; Fica a Uni&atilde;o autorizada a:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - adquirir, inclusive mediante compensa&ccedil;&atilde;o de cr&eacute;ditos, permuta ou da&ccedil;&atilde;o em pagamento, os cr&eacute;ditos </span><span style="font-size: 10pt">que as institui&ccedil;&otilde;es financeiras por ela controladas tenham contra a Companhia do Metropolitano do Rio </span><span style="font-size: 10pt">de Janeiro (Metr&ocirc;), bem como contra o Estado do Rio de Janeiro e o Munic&iacute;pio do Rio de Janeiro, que </span><span style="font-size: 10pt">tenham sido contra&iacute;dos diretamente em favor do Metr&ocirc;;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">II - capitalizar o montante de seus cr&eacute;ditos, inclusive aqueles objeto do inciso anterior, mediante subscri&ccedil;&atilde;o de aumento de capital do Metr&ocirc; e integraliza&ccedil;&atilde;o com esses cr&eacute;ditos;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">III - alienar, a qualquer t&iacute;tulo, inclusive mediante doa&ccedil;&atilde;o, ao Estado do Rio de Janeiro e ao Munic&iacute;pio do </span><span style="font-size: 10pt">Rio de Janeiro, a integralidade ou parte das a&ccedil;&otilde;es que receber em decorr&ecirc;ncia da capitaliza&ccedil;&atilde;o prevista no inciso anterior.</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">Par&aacute;grafo &uacute;nico. As despesas decorrentes do disposto neste artigo correr&atilde;o &agrave; conta de dota&ccedil;&atilde;o</span><span style="font-size: 10pt"> espec&iacute;fica.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art. 8&ordm; Para garantir os servi&ccedil;os de transporte de cargas de passageiros oferecidos pela RFFSA, as novas sociedades referidas nesta lei dever&atilde;o celebrar acordos com a RFFSA ou manter os existentes</span><span style="font-size: 10pt"> entre a RFFSA e a CBTU, no que diz respeito ao tr&aacute;fego m&uacute;tuo e aos planos diretores de</span><span style="font-size: 10pt"> investimentos, em &aacute;reas comuns a ambas as empresas.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Par&aacute;grafo &uacute;nico. Entende-se, para fins desta lei, como tr&aacute;fego m&uacute;tuo, o compartilhamento, com a</span><span style="font-size: 10pt"> RFFSA, das vias pertencentes atualmente &agrave; CBTU, as quais ser&atilde;o transferidas para as novas</span><span style="font-size: 10pt"> sociedades, possibilitando a circula&ccedil;&atilde;o simult&acirc;nea de trens de passageiros urbanos e de longo</span><span style="font-size: 10pt"> percurso e de cargas.</span></div>
<div style="line-height: normal">
&nbsp;</div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Art. 9&ordm; Fica o Ministro de Estado dos Transportes autorizado a constituir Grupos de Trabalho, compostos por representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal, bem como por</span><span style="font-size: 10pt"> representantes dos trabalhadores e usu&aacute;rios, com o objetivo de acompanhar os processos de</span><span style="font-size: 10pt"> transfer&ecirc;ncias dos sistemas ferrovi&aacute;rios de transporte coletivo de passageiros, de que trata esta lei.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art. 10. Esta lei entra em vigor na data de sua publica&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art. 11. Revogam-se o Decreto-Lei n&ordm; 2.399, de 21 de dezembro de 1987, e demais disposi&ccedil;&otilde;es em</span><span style="font-size: 10pt"> contr&aacute;rio.</span></div>
<p>
&nbsp;</p>
<p style="margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">Bras&iacute;lia, 3 de agosto de 1993; 172&ordm; da Independ&ecirc;ncia e 105&ordm; da Rep&uacute;bli</span></p>
0
03/08/1993
Transporte Ferroviario de Passageiros
8693
Lei
Trem de Alta Velocidade - TAV
|