Lei nº 9.491
8754
Lei nº 9.491
02/01/2012 - 08:54
31/12/2036 - 08:54
<p>
Altera procedimentos relativos ao Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, revoga&nbsp;a Lei n&ordm; 8.031, de 12 de abril de 1990, e d&aacute; outras provid&ecirc;ncias.</p>
<div style="line-height: normal">
<strong><span style="font-size: 10pt">O PRESIDENTE DA REP&Uacute;BLICA</span></strong></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Fa&ccedil;o saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:</span></div>
<div style="line-height: normal">
&nbsp;</div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Art 1&ordm; O Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o - PND tem como objetivos fundamentais:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - reordenar a posi&ccedil;&atilde;o estrat&eacute;gica do Estado na economia, transferindo &agrave; iniciativa privada atividades </span><span style="font-size: 10pt">indevidamente exploradas pelo setor p&uacute;blico;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">II - contribuir para a reestrutura&ccedil;&atilde;o econ&ocirc;mica do setor p&uacute;blico, especialmente atrav&eacute;s da melhoria do perfil e da </span><span style="font-size: 10pt">redu&ccedil;&atilde;o da d&iacute;vida p&uacute;blica l&iacute;quida;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">III - permitir a retomada de investimentos nas empresas e atividades que vierem a ser transferidas &agrave; iniciativa </span><span style="font-size: 10pt">privada;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">IV - contribuir para a reestrutura&ccedil;&atilde;o econ&ocirc;mica do setor privado, especialmente para a moderniza&ccedil;&atilde;o da infraestrutura </span><span style="font-size: 10pt">e do parque industrial do Pa&iacute;s, ampliando sua competitividade e refor&ccedil;ando a capacidade empresarial nos </span><span style="font-size: 10pt">diversos setores da economia, inclusive atrav&eacute;s da concess&atilde;o de cr&eacute;dito;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">V - permitir que a Administra&ccedil;&atilde;o P&uacute;blica concentre seus esfor&ccedil;os nas atividades em que a presen&ccedil;a do Estado </span><span style="font-size: 10pt">seja fundamental para a consecu&ccedil;&atilde;o das prioridades nacionais;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">VI - contribuir para o fortalecimento do mercado de capitais, atrav&eacute;s do acr&eacute;scimo da oferta de valores </span><span style="font-size: 10pt">mobili&aacute;rios e da democratiza&ccedil;&atilde;o da propriedade do capital das empresas que integrarem o Programa.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 2&ordm; Poder&atilde;o ser objeto de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, nos termos desta Lei:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - empresas, inclusive institui&ccedil;&otilde;es financeiras, controladas direta ou indiretamente pela Uni&atilde;o, institu&iacute;das por lei </span><span style="font-size: 10pt">ou ato do Poder Executivo;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">II - empresas criadas pelo setor privado e que, por qualquer motivo, passaram ao controle direto ou indireto da </span><span style="font-size: 10pt">Uni&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">III - servi&ccedil;os p&uacute;blicos objeto de concess&atilde;o, permiss&atilde;o ou autoriza&ccedil;&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">IV - institui&ccedil;&otilde;es financeiras p&uacute;blicas estaduais que tenham tido as a&ccedil;&otilde;es de seu capital social desapropriadas, na </span><span style="font-size: 10pt">forma do Decreto-lei n&ordm; 2.321, de 25 de fevereiro de 1987.</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">1&ordm; Considera-se desestatiza&ccedil;&atilde;o:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">a) a aliena&ccedil;&atilde;o, pela Uni&atilde;o, de direitos que lhe assegurem, diretamente ou atrav&eacute;s de outras controladas, </span><span style="font-size: 10pt">preponder&acirc;ncia nas delibera&ccedil;&otilde;es sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores da sociedade;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">b) a transfer&ecirc;ncia, para a iniciativa privada, da execu&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os p&uacute;blicos explorados pela Uni&atilde;o, </span><span style="font-size: 10pt">diretamente ou atrav&eacute;s de entidades controladas, bem como daqueles de sua responsabilidade.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">2&ordm; Aplicam-se os dispositivos desta Lei, no que couber, &agrave;s participa&ccedil;&otilde;es minorit&aacute;rias diretas e indiretas da Uni&atilde;o </span><span style="font-size: 10pt">no capital social de quaisquer outras sociedades e &agrave;s a&ccedil;&otilde;es excedentes &agrave; participa&ccedil;&atilde;o acion&aacute;ria detida pela Uni&atilde;o </span><span style="font-size: 10pt">representativa do m&iacute;nimo necess&aacute;rio &agrave; manuten&ccedil;&atilde;o do controle acion&aacute;rio da Petr&oacute;leo Brasileiro S.A. - Petrobr&aacute;s, nos </span><span style="font-size: 10pt">termos do artigo 62 da Lei n&ordm; 9.478, de 06.08.97.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">3&ordm; O Banco Nacional de Desenvolvimento Econ&ocirc;mico e Social - BNDES, por determina&ccedil;&atilde;o do Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, definido nesta Lei, e por solicita&ccedil;&atilde;o de Estados ou Munic&iacute;pios, poder&aacute; firmar com eles </span><span style="font-size: 10pt">ajuste para supervisionar o processo de desestatiza&ccedil;&atilde;o de empresas controladas por aquelas unidades federadas, </span><span style="font-size: 10pt">detentoras de concess&atilde;o, permiss&atilde;o ou autoriza&ccedil;&atilde;o para presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os p&uacute;blicos, observados, quanto ao </span><span style="font-size: 10pt">processo de desestatiza&ccedil;&atilde;o, os procedimentos estabelecidos nesta Lei.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">4&ordm; Na hip&oacute;tese do par&aacute;grafo anterior, a licita&ccedil;&atilde;o para a outorga ou transfer&ecirc;ncia da concess&atilde;o do servi&ccedil;o a ser </span><span style="font-size: 10pt">desestatizado poder&aacute; ser realizada na modalidade de leil&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 3&ordm; N&atilde;o se aplicam os dispositivos desta Lei ao Banco do Brasil S.A., &agrave; Caixa Econ&ocirc;mica Federal, e a</span><span style="font-size: 10pt"> empresas p&uacute;blicas ou sociedades de economia mista que exer&ccedil;am atividades de compet&ecirc;ncia exclusiva da Uni&atilde;o, de </span><span style="font-size: 10pt">que tratam os incisos XI e XXIII do art. 21 e a al&iacute;nea &quot;c&quot; do inciso I do art. 159 e o art. 177 da Constitui&ccedil;&atilde;o Federal, n&atilde;o </span><span style="font-size: 10pt">se aplicando a veda&ccedil;&atilde;o aqui prevista &agrave;s participa&ccedil;&otilde;es acion&aacute;rias detidas por essas entidades, desde que n&atilde;o incida </span><span style="font-size: 10pt">restri&ccedil;&atilde;o legal a aliena&ccedil;&atilde;o das referidas participa&ccedil;&otilde;es.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 4&ordm; As desestatiza&ccedil;&otilde;es ser&atilde;o executadas mediante as seguintes modalidades operacionais:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - aliena&ccedil;&atilde;o de participa&ccedil;&atilde;o societ&aacute;ria, inclusive, de controle acionaria, preferencialmente mediante a</span> <span style="font-size: 10pt">pulveriza&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es.</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">II - abertura de capital</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">III - aumento de capital, com ren&uacute;ncia ou cess&atilde;o, total ou parcial, de direitos de subscri&ccedil;&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">IV - aliena&ccedil;&atilde;o, arrendamento, loca&ccedil;&atilde;o, comodato ou cess&atilde;o de bens e instala&ccedil;&otilde;es;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">V - dissolu&ccedil;&atilde;o de sociedades ou desativa&ccedil;&atilde;o parcial de seus empreendimentos, com a conseq&uuml;ente aliena&ccedil;&atilde;o </span><span style="font-size: 10pt">de seus ativos;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">VI - concess&atilde;o, permiss&atilde;o ou autoriza&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os p&uacute;blicos.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">1&ordm; A transforma&ccedil;&atilde;o, a incorpora&ccedil;&atilde;o, a fus&atilde;o ou a cis&atilde;o de sociedades e a cria&ccedil;&atilde;o de subsidi&aacute;rias integrais</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">poder&atilde;o ser utilizadas a fim de viabilizar a implementa&ccedil;&atilde;o da modalidade operacional escolhida.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">2&ordm; Na hip&oacute;tese de dissolu&ccedil;&atilde;o, caber&aacute; ao Ministro da Administra&ccedil;&atilde;o Federal e Reforma do Estado acompanhar e </span><span style="font-size: 10pt">tomar as medidas cab&iacute;veis &agrave; efetiva&ccedil;&atilde;o da liquida&ccedil;&atilde;o da empresa.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">3&ordm; Nas desestatiza&ccedil;&otilde;es executadas mediante as modalidades operacionais previstas nos incisos I, IV, V e VI </span><span style="font-size: 10pt">deste artigo, a licita&ccedil;&atilde;o poder&aacute; ser realizada na modalidade de leil&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 5&ordm; O Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o ter&aacute; como &oacute;rg&atilde;o superior de decis&atilde;o o Conselho Nacional de </span><span style="font-size: 10pt">Desestatiza&ccedil;&atilde;o - CND, diretamente subordinado ao Presidente da Rep&uacute;blica, integrado pelos seguintes membros:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - Ministro de Estado do Planejamento e Or&ccedil;amento, na qualidade de Presidente;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">II - Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presid&ecirc;ncia da Rep&uacute;blica;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">III - Ministro de Estado da Fazenda;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">IV - Ministro de Estado da Administra&ccedil;&atilde;o Federal e Reforma do Estado;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">V - Ministro de Estado da Ind&uacute;stria, do Com&eacute;rcio e do Turismo.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">1&ordm; Das reuni&otilde;es para deliberar sobre a desestatiza&ccedil;&atilde;o de empresas ou servi&ccedil;os p&uacute;blicos participar&aacute;, com direito </span><span style="font-size: 10pt">a voto, o titular do Minist&eacute;rio ao qual a empresa ou servi&ccedil;o se vincule.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">2&ordm; Quando se tratar de desestatiza&ccedil;&atilde;o de institui&ccedil;&otilde;es financeiras, participar&aacute; das reuni&otilde;es, com direito a voto, o </span><span style="font-size: 10pt">Presidente do Banco Central do Brasil.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">3&ordm; Participar&aacute; tamb&eacute;m das reuni&otilde;es, sem direito a voto, um representante do Banco Nacional de</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Desenvolvimento Econ&ocirc;mico e Social - BNDES.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">4&ordm; O Conselho deliberar&aacute; mediante resolu&ccedil;&otilde;es, cabendo ao Presidente, al&eacute;m do voto de qualidade, a</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">prerrogativa de deliberar, nos casos de urg&ecirc;ncia e relevante interesse, ad referendum do colegiado.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">5&ordm; Quando deliberar ad referendum do Conselho, o Presidente submeter&aacute; a decis&atilde;o ao colegiado, na primeira </span><span style="font-size: 10pt">reuni&atilde;o que se seguir &agrave;quela delibera&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">6&ordm; O Presidente do Conselho poder&aacute; convidar Ministros de Estado, bem como representantes de entidades </span><span style="font-size: 10pt">p&uacute;blicas ou privadas, para participar das reuni&otilde;es, sem direito a voto.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">7&ordm; O Conselho reunir-se-&aacute;, ordinariamente, uma vez por m&ecirc;s, e, extraordinariamente, sempre que for convocado </span><span style="font-size: 10pt">por seu Presidente.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">8&ordm; Nas aus&ecirc;ncias ou impedimentos do Ministro de Estado do Planejamento e Or&ccedil;amento, as reuni&otilde;es do</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Conselho ser&atilde;o presididas pelo Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presid&ecirc;ncia da Rep&uacute;blica.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">9&ordm; Nas suas aus&ecirc;ncias ou impedimentos, os membros do Conselho ser&atilde;o representados por substitutos por eles </span><span style="font-size: 10pt">designados.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 6&ordm; Compete ao Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - recomendar, para aprova&ccedil;&atilde;o do Presidente da Rep&uacute;blica, meios de pagamento e inclus&atilde;o ou exclus&atilde;o de </span><span style="font-size: 10pt">empresas, inclusive institui&ccedil;&otilde;es financeiras, servi&ccedil;os p&uacute;blicos e participa&ccedil;&otilde;es minorit&aacute;rias no Programa Nacional de </span><span style="font-size: 10pt">Desestatiza&ccedil;&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">II - aprovar, exceto quando se tratar de institui&ccedil;&otilde;es financeiras:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">a) a modalidade operacional a ser aplicada a cada desestatiza&ccedil;&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">b) os ajustes de natureza societ&aacute;ria, operacional, cont&aacute;bil ou Jur&iacute;dica e o saneamento financeiro, necess&aacute;rios &agrave;s </span><span style="font-size: 10pt">desestatiza&ccedil;&otilde;es.</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">c) as condi&ccedil;&otilde;es aplic&aacute;veis &agrave;s desestatiza&ccedil;&otilde;es;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">d) a cria&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&atilde;o de classe especial, a ser subscrita pela Uni&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">e) a fus&atilde;o, incorpora&ccedil;&atilde;o ou cis&atilde;o de sociedades e a cria&ccedil;&atilde;o de subsidi&aacute;ria integral, necess&aacute;rias &agrave; viabiliza&ccedil;&atilde;o </span><span style="font-size: 10pt">das desestatiza&ccedil;&otilde;es;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">f) a contrata&ccedil;&atilde;o, pelo Gestor do Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, de pareceres ou estudos especializados </span><span style="font-size: 10pt">necess&aacute;rios &agrave; desestatiza&ccedil;&atilde;o de setores ou segmentos espec&iacute;ficos.</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">III - determinar a destina&ccedil;&atilde;o dos recursos provenientes da desestatiza&ccedil;&atilde;o, observado o disposto no art. 13 desta </span><span style="font-size: 10pt">Lei;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">IV - expedir normas e resolu&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias ao exerc&iacute;cio de sua compet&ecirc;ncia;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">V - deliberar sobre outras mat&eacute;rias relativas ao Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, que venham a ser </span><span style="font-size: 10pt">encaminhadas pelo Presidente do Conselho;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">VI - fazer publicar o relat&oacute;rio anual de suas atividades.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">1&ordm; Na desestatiza&ccedil;&atilde;o dos servi&ccedil;os p&uacute;blicos, o Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o dever&aacute; recomendar, para </span><span style="font-size: 10pt">aprova&ccedil;&atilde;o ao Presidente da Rep&uacute;blica, o &oacute;rg&atilde;o da Administra&ccedil;&atilde;o direta ou indireta que dever&aacute; ser o respons&aacute;vel pela </span><span style="font-size: 10pt">execu&ccedil;&atilde;o e acompanhamento do correspondente processo de desestatiza&ccedil;&atilde;o, ficando esse &oacute;rg&atilde;o, no que couber, com </span><span style="font-size: 10pt">as atribui&ccedil;&otilde;es previstas no art. 18 desta Lei.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">2&ordm; O Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o poder&aacute; baixar normas regulamentadoras da desestatiza&ccedil;&atilde;o de</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">servi&ccedil;os p&uacute;blicos, objeto de concess&atilde;o, permiss&atilde;o ou autoriza&ccedil;&atilde;o, bem como determinar sejam adotados</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">procedimentos previstos em legisla&ccedil;&atilde;o espec&iacute;fica, conforme a natureza dos servi&ccedil;os a serem desestatizados.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">3&ordm; A desestatiza&ccedil;&atilde;o de empresas de pequeno e m&eacute;dio portes, conforme definidas pelo Conselho Nacional de </span><span style="font-size: 10pt">Desestatiza&ccedil;&atilde;o, poder&aacute; ser coordenada pela Secretaria de Coordena&ccedil;&atilde;o e Controle das Empresas Estatais do </span><span style="font-size: 10pt">Minist&eacute;rio do Planejamento e Or&ccedil;amento, competindo-lhe, no que couber, as atribui&ccedil;&otilde;es previstas no art. 18 desta Lei.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">4&ordm; Compete ao Presidente do Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">a) presidir as reuni&otilde;es do Conselho;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">b) coordenar e supervisionar a execu&ccedil;&atilde;o do Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">c) encaminhar &agrave; delibera&ccedil;&atilde;o do Conselho as mat&eacute;rias previstas no caput e nos &sect;&sect; 1&ordm;, 2&ordm; e 3&ordm; deste artigo;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">d) requisitar aos &oacute;rg&atilde;os competentes a designa&ccedil;&atilde;o de servidores da Administra&ccedil;&atilde;o P&uacute;blica direta e indireta, para </span><span style="font-size: 10pt">integrar os grupos de trabalho de que trata o inciso III do art. 18 desta Lei.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">5&ordm; A desestatiza&ccedil;&atilde;o de institui&ccedil;&otilde;es financeiras ser&aacute; coordenada pelo Banco Central do Brasil, competindo-lhe, </span><span style="font-size: 10pt">nesse caso, exercer, no que couber, as atribui&ccedil;&otilde;es previstas no art. 18 desta Lei.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">6&ordm; A compet&ecirc;ncia para aprovar as medidas mencionadas no inciso II deste artigo, no caso de institui&ccedil;&otilde;es</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">financeiras, &eacute; do Conselho Monet&aacute;rio Nacional, por proposta do Banco Central do Brasil.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">7&ordm; Fica a Uni&atilde;o autorizada a adquirir ativos de institui&ccedil;&otilde;es financeiras federais, financiar ou garantir os ajustes </span><span style="font-size: 10pt">pr&eacute;vios imprescind&iacute;veis para a sua privatiza&ccedil;&atilde;o, inclusive por conta dos recursos das Reservas Monet&aacute;rias, de que trata </span><span style="font-size: 10pt">o art. 12, da Lei n&ordm; 5.143, de 20 de outubro de 1966, com a reda&ccedil;&atilde;o dada pelo art. 1&ordm; do Decreto-lei n&ordm; 1.342, de 28 de </span><span style="font-size: 10pt">agosto de 1974.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">8&ordm; O disposto no par&aacute;grafo anterior se estende &agrave;s institui&ccedil;&otilde;es financeiras federais que, dentro do Programa </span><span style="font-size: 10pt">Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, adquiram ativos de outra institui&ccedil;&atilde;o financeira federal a ser privatizada, caso em que fica,</span><span style="font-size: 10pt">ainda, a Uni&atilde;o autorizada a asseg urar &agrave; institui&ccedil;&atilde;o financeira federal adquirente:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">a) a equaliza&ccedil;&atilde;o da diferen&ccedil;a apurada entre o valor desembolsado na aquisi&ccedil;&atilde;o dos ativos e o valor que a </span><span style="font-size: 10pt">institui&ccedil;&atilde;o financeira federal adquirente vier a pagar ao Banco Central do Brasil pelos recursos recebidos em linha de </span><span style="font-size: 10pt">financiamento especifica, destinada a dar suporte &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o dos ativos, a&iacute; considerados todos os custos incorridos, </span><span style="font-size: 10pt">inclusive os de administra&ccedil;&atilde;o, fiscais e processuais;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">b) a equaliza&ccedil;&atilde;o entre o valor despendido pela institui&ccedil;&atilde;o financeira federal na aquisi&ccedil;&atilde;o dos ativos e o valor </span><span style="font-size: 10pt">efetivamente recebido em sua liquida&ccedil;&atilde;o final;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">c) a assun&ccedil;&atilde;o, pelo Tesouro Nacional, da responsabilidade pelos riscos de cr&eacute;dito dos ativos adquiridos na </span><span style="font-size: 10pt">forma deste par&aacute;grafo, inclusive pelas eventuais insubsist&ecirc;ncias ativas identificadas antes ou ap&oacute;s hav&ecirc;-los assumido, </span><span style="font-size: 10pt">respondendo, ainda, pelos efeitos financeiros referentes &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de seus valores por for&ccedil;a de pronunciamento judicial </span><span style="font-size: 10pt">de qualquer natureza.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">9&ordm; A realiza&ccedil;&atilde;o da equaliza&ccedil;&atilde;o ou assun&ccedil;&atilde;o pelo Tesouro Nacional, de que trata o par&aacute;grafo anterior, dar-se-&atilde;o </span><span style="font-size: 10pt">sem preju&iacute;zo da responsabilidade civil e penal decorrente de eventual conduta il&iacute;cita ou gest&atilde;o temer&aacute;ria na concess&atilde;o </span><span style="font-size: 10pt">do cr&eacute;dito pertinente.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 7&ordm; desestatiza&ccedil;&atilde;o dos servi&ccedil;os p&uacute;blicos, efetivada mediante uma das modalidades previstas no art. 4&ordm; desta </span><span style="font-size: 10pt">Lei, pressup&otilde;e a delega&ccedil;&atilde;o, pelo Poder P&uacute;blico, de concess&atilde;o ou permiss&atilde;o do servi&ccedil;o, objeto da explora&ccedil;&atilde;o, </span><span style="font-size: 10pt">observada a legisla&ccedil;&atilde;o aplic&aacute;vel ao servi&ccedil;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Par&aacute;grafo &uacute;nico. Os princ&iacute;pios gerais e as diretrizes espec&iacute;ficas aplic&aacute;veis &agrave; concess&atilde;o, permissivo ou</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">autoriza&ccedil;&atilde;o, elaborados pelo Poder P&uacute;blico, dever&atilde;o constar do edital de desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 8&ordm; Sempre que houver raz&otilde;es que justifiquem, a Uni&atilde;o deter&aacute;, direta ou indiretamente, a&ccedil;&atilde;o de classe</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">especial do capital social da empresa ou institui&ccedil;&atilde;o financeira objeto da desestatiza&ccedil;&atilde;o, que lhe confira poderes </span><span style="font-size: 10pt">especiais em determinadas mat&eacute;rias, as quais dever&atilde;o ser caracterizadas nos seus estatutos sociais.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 9&ordm; Fica criado o Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o - FND, de natureza cont&aacute;bil, constitu&iacute;do mediante</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">vincula&ccedil;&atilde;o a este, a t&iacute;tulo de dep&oacute;sito, das a&ccedil;&otilde;es ou cotas de propriedade direta ou indireta da Uni&atilde;o, emitidas por </span><span style="font-size: 10pt">sociedades que tenham sido inclu&iacute;das no Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">1&ordm; As a&ccedil;&otilde;es representativas de quaisquer outras participa&ccedil;&otilde;es societ&aacute;rias, inclu&iacute;das no Programa Nacional de </span><span style="font-size: 10pt">Desestatiza&ccedil;&atilde;o, ser&atilde;o, igualmente, depositadas no Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">2&ordm; Ser&atilde;o emitidos Recibos de Dep&oacute;sitos de A&ccedil;&otilde;es - RDA, intransfer&iacute;veis e inegoci&aacute;veis a qualquer t&iacute;tulo, em </span><span style="font-size: 10pt">favor dos depositantes das a&ccedil;&otilde;es junto ao Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">3&ordm; Os Recibos de Dep&oacute;sitos de A&ccedil;&otilde;es, de cada depositante, ser&atilde;o automaticamente cancelados quando do</span>&nbsp; <span style="font-size: 10pt">enceramento do processo de desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">4&ordm; Os titulares das a&ccedil;&otilde;es que vierem a ser vinculadas ao Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o manter&atilde;o as a&ccedil;&otilde;es </span><span style="font-size: 10pt">escrituradas em seus registros cont&aacute;beis, sem altera&ccedil;&atilde;o de crit&eacute;rio, at&eacute; que se ericem o processo de desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 10. A Uni&atilde;o e as entidades da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta, titulares das participa&ccedil;&otilde;es acionarias que vierem a ser </span><span style="font-size: 10pt">inclu&iacute;das no Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, dever&atilde;o, no prazo m&aacute;ximo e improrrog&aacute;vel de cinco dias, contados</span>&nbsp; <span style="font-size: 10pt">da data da publica&ccedil;&atilde;o, no Di&aacute;rio Oficial da Uni&atilde;o, da decis&atilde;o que determinar a inclus&atilde;o no referido programa, depositar</span>&nbsp; <span style="font-size: 10pt">as suas a&ccedil;&otilde;es no Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Par&aacute;grafo &uacute;nico. O mesmo procedimento do caput dever&aacute; ser observado para a emiss&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es decorrentes</span>&nbsp;<span style="font-size: 10pt">de bonifica&ccedil;&otilde;es, de desdobramentos, de subscri&ccedil;&otilde;es ou de convers&otilde;es de deb&ecirc;ntures, quando couber.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 11. Para salvaguarda do conhecimento p&uacute;blico das condi&ccedil;&otilde;es em que se processar&aacute; a aliena&ccedil;&atilde;o do controle </span><span style="font-size: 10pt">acion&aacute;rio da empresa, inclusive institui&ccedil;&atilde;o financeira inclu&iacute;da no Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, assim como de </span><span style="font-size: 10pt">sua situa&ccedil;&atilde;o econ&ocirc;mica, financeira e operacional, ser&aacute; dada ampla divulga&ccedil;&atilde;o das informa&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias, mediante </span><span style="font-size: 10pt">a publica&ccedil;&atilde;o de edital, no Di&aacute;rio Oficial da Uni&atilde;o e em jornais de not&oacute;ria circula&ccedil;&atilde;o nacional, do qual constar&atilde;o, pelo</span> <span style="font-size: 10pt">menos, os seguintes elementos: </span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">a) justificativa da privatiza&ccedil;&atilde;o, indicando o percentual do capital social da empresa a ser alienado;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">b) data e ato que determinou a constitui&ccedil;&atilde;o da empresa originariamente estatal ou, se estatizada, data, ato e </span><span style="font-size: 10pt">motivos que determinaram sua estatiza&ccedil;&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">c) passivo das sociedades de curto e de longo prazo;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">d) situa&ccedil;&atilde;o econ&ocirc;mico-financeira da sociedade, especificando lucros ou preju&iacute;zos, endividamento interno e</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">externo, nos cinco &uacute;ltimos exerc&iacute;cios;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">e) pagamento de dividendos &agrave; Uni&atilde;o ou a sociedades por essa controladas direta ou indiretamente, e aporte de </span><span style="font-size: 10pt">recursos &agrave; conta capital, providos direta ou indiretamente pela Uni&atilde;o, nos &uacute;ltimos quinze anos;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">f) sum&aacute;rio dos estudos de avalia&ccedil;&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">g) crit&eacute;rio de fixa&ccedil;&atilde;o do valor de aliena&ccedil;&atilde;o, com base nos estudos de avalia&ccedil;&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">h) modelagem de venda e valor m&iacute;nimo da participa&ccedil;&atilde;o a ser alienada;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">i) a indica&ccedil;&atilde;o, se for o caso, de que ser&aacute; criada a&ccedil;&atilde;o de classe especial e os poderes nela compreendidos.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 12. A aliena&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es a pessoas f&iacute;sicas ou jur&iacute;dicas estrangeiras poder&aacute; atingir cem por cento do capital </span><span style="font-size: 10pt">votante, salvo disposi&ccedil;&atilde;o legal ou manifesta&ccedil;&atilde;o expressa do Poder Executivo, que determine percentual inferior.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 13. Observados os privil&eacute;gios legais, o titular dos recursos oriundos da venda de a&ccedil;&otilde;es ou de bens dever&aacute; </span><span style="font-size: 10pt">utiliz&aacute;-los, prioritariamente, na quita&ccedil;&atilde;o de suas dividas vencidas e vincendas perante a Uni&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">1&ordm; Ap&oacute;s as quita&ccedil;&otilde;es a que se refere o caput deste artigo, o saldo dos recursos dever&aacute; ser objeto de permuta por </span><span style="font-size: 10pt">Notas do Tesouro Nacional ou por cr&eacute;ditos securitizados de responsabilidade de Tesouro Nacional, cujas </span><span style="font-size: 10pt">caracter&iacute;sticas e prerrogativas ser&atilde;o definidas por decreto.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">2&ordm; O Tesouro Nacional poder&aacute; autorizar o titular dos recursos oriundos da venda de a&ccedil;&otilde;es ou de bens a utilizar </span><span style="font-size: 10pt">t&iacute;tulos recebidos, de emiss&atilde;o de terceiros, para pagamento a esses terceiros ou a outros alienantes, no &acirc;mbito do </span><span style="font-size: 10pt">Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">3&ordm; Os t&iacute;tulos e cr&eacute;ditos recebidos no &acirc;mbito do Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o poder&atilde;o ser atualizados e </span><span style="font-size: 10pt">remunerados pelos mesmos &iacute;ndices das Notas do Tesouro Nacional ou dos cr&eacute;ditos securitizados a serem utilizados na </span><span style="font-size: 10pt">permuta a que se refere o &sect; 1&ordm; desde a data da liquida&ccedil;&atilde;o financeira da respectiva aliena&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es ou bens.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 14. Fica o Presidente da Rep&uacute;blica, por recomenda&ccedil;&atilde;o do Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, autorizado </span><span style="font-size: 10pt">a definir os meios de pagamento aceitos para aquisi&ccedil;&atilde;o de bens e direitos no &acirc;mbito do Programa Nacional de </span><span style="font-size: 10pt">Desestatiza&ccedil;&atilde;o, atendidos os seguintes princ&iacute;pios:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - admiss&atilde;o de moeda corrente;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">II - admiss&atilde;o, como meio de pagamento no &acirc;mbito do Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, das Obriga&ccedil;&otilde;es do </span><span style="font-size: 10pt">Fundo Nacional de Desenvolvimento - OFND, das Letras Hipotec&aacute;rias da Caixa Econ&ocirc;mica Federal - LH-CEF, bem </span><span style="font-size: 10pt">como dos t&iacute;tulos e cr&eacute;ditos j&aacute; renegociados e que, no momento da renegocia&ccedil;&atilde;o, eram pass&iacute;veis dessa utiliza&ccedil;&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">III - admiss&atilde;o, como meio de pagamento no &acirc;mbito do Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, de t&iacute;tulos e </span><span style="font-size: 10pt">cr&eacute;ditos l&iacute;quidos e certos diretamente contra a Uni&atilde;o, ou contra entidades por ela controladas, inclusive aquelas em </span><span style="font-size: 10pt">processo de liquida&ccedil;&atilde;o, desde que gozem de garantia ou coobriga&ccedil;&atilde;o do Tesouro Nacional, e que venham a ser </span><span style="font-size: 10pt">renegociados pela Secretaria do Tesouro Nacional.</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">Par&aacute;grafo &uacute;nico. O Presidam da Rep&uacute;blica, por recomenda&ccedil;&atilde;o do Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, poder&aacute; </span><span style="font-size: 10pt">incluir novos meios de pagamento e modalidades operacionais no Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 15. O pre&ccedil;o m&iacute;nimo de aliena&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es dever&aacute; ser submetido &agrave; delibera&ccedil;&atilde;o do &oacute;rg&atilde;o competente do </span><span style="font-size: 10pt">titular das a&ccedil;&otilde;es.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">1&ordm; A Resolu&ccedil;&atilde;o do Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o que aprovar as condi&ccedil;&otilde;es gerais de desestatiza&ccedil;&atilde;o </span><span style="font-size: 10pt">ser&aacute; utilizada pelo representante do titular das a&ccedil;&otilde;es como instru&ccedil;&atilde;o de voto para delibera&ccedil;&atilde;o do &oacute;rg&atilde;o competente a </span><span style="font-size: 10pt">que alude o caput deste artigo.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">2&ordm; O disposto neste artigo n&atilde;o se aplica aos casos de aliena&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es, bens ou direitos quando diretamente </span><span style="font-size: 10pt">detidos pela Uni&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 16. As empresas inclu&iacute;das no Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o que vierem a integrar o Fundo Nacional </span><span style="font-size: 10pt">de Desestatiza&ccedil;&atilde;o ter&atilde;o sua estrat&eacute;gia voltada para atender os objetivos da desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 17. O Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o ser&aacute; administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Econ&ocirc;mico e Social - BNDES, designado Gestor do Fundo.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 18. Compete ao Gestor do Fundo:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - fornecer apoio administrativo e operacional, necess&aacute;rio ao funcionamento do Conselho Nacional de </span><span style="font-size: 10pt">Desestatiza&ccedil;&atilde;o, ai se incluindo os servi&ccedil;os de secretaria;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">II - divulgar os processos de desestatiza&ccedil;&atilde;o, bem como prestar todas as informa&ccedil;&otilde;es que vierem a ser </span><span style="font-size: 10pt">solicitadas pelos poderes competentes;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">III - constituir grupos de trabalho, integrados por funcion&aacute;rios do BNDES e suas subsidi&aacute;rias e por servidores da </span><span style="font-size: 10pt">Administra&ccedil;&atilde;o direta ou indireta requisitados nos termos da al&iacute;nea &quot;d&quot; do &sect; 4&ordm; do art. 6&ordm;, desta Lei, para o fim de prover </span><span style="font-size: 10pt">apoio t&eacute;cnico &agrave; implementa&ccedil;&atilde;o das desestatiza&ccedil;&otilde;es;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">IV - promover a contrata&ccedil;&atilde;o de consultaria, auditoria e outros servi&ccedil;os especializados necess&aacute;rios &agrave; execu&ccedil;&atilde;o </span><span style="font-size: 10pt">das desestatiza&ccedil;&otilde;es;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">V - submeter ao Presidente do Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o as mat&eacute;rias de que trata o inciso II do art. </span><span style="font-size: 10pt">6&ordm;, desta Lei;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">VI - promover a articula&ccedil;&atilde;o com o sistema de distribui&ccedil;&atilde;o de valores mobili&aacute;rios e as Bolsas de Valores; </span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">VII - selecionar e cadastrar empresas de reconhecida reputa&ccedil;&atilde;o e tradicional atua&ccedil;&atilde;o na negocia&ccedil;&atilde;o de capital, </span><span style="font-size: 10pt">transfer&ecirc;ncia de controle acion&aacute;rio, venda e arrendamento de ativos;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">VIII - preparar a documenta&ccedil;&atilde;o dos processos de desestatiza&ccedil;&atilde;o, para aprecia&ccedil;&atilde;o do Tribunal de Contas da </span><span style="font-size: 10pt">Uni&atilde;o;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">IX - submeter ao Presidente do Conselho outras mat&eacute;rias de interesse do Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">Par&aacute;grafo &uacute;nico. Na contrata&ccedil;&atilde;o dos servi&ccedil;os a que se refere o inciso IV deste artigo, poder&aacute; o Gestor do Fundo </span><span style="font-size: 10pt">estabelecer, alternativa ou cumulativamente, na composi&ccedil;&atilde;o da remunera&ccedil;&atilde;o dos contratados, pagamento a pre&ccedil;o fixo </span><span style="font-size: 10pt">ou comissionado, sempre mediante licita&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 19. Os acionistas controladores e os administradores das empresas inclu&iacute;das no Programa Nacional de</span> <span style="font-size: 10pt">Desestatiza&ccedil;&atilde;o adotar&atilde;o, nos prazos estabelecidos, as provid&ecirc;ncias que vierem a ser determinadas pelo Conselho </span><span style="font-size: 10pt">Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, necess&aacute;rias &agrave; implanta&ccedil;&atilde;o dos processos de aliena&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 20. Ser&aacute; de responsabilidade exclusiva dos administradores das sociedades inclu&iacute;das no Programa Nacional </span><span style="font-size: 10pt">de Desestatiza&ccedil;&atilde;o o fornecimento, em tempo h&aacute;bil, das informa&ccedil;&otilde;es sobre as mesmas, necess&aacute;rias &agrave; execu&ccedil;&atilde;o dos </span><span style="font-size: 10pt">processos de desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Par&aacute;grafo &uacute;nico. Ser&aacute; considerada falia grave a a&ccedil;&atilde;o ou omiss&atilde;o de empregados ou servidores p&uacute;blicos que, </span><span style="font-size: 10pt">injustificadamente, opuserem dificuldades ao fornecimento de informa&ccedil;&otilde;es e outros dados necess&aacute;rios a execu&ccedil;&atilde;o dos </span><span style="font-size: 10pt">processos de desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 21. Ao Gestor do Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o caber&aacute; uma remunera&ccedil;&atilde;o de 0,2% (dois d&eacute;cimos por </span><span style="font-size: 10pt">cento) do valor liquido apurado nas aliena&ccedil;&otilde;es para cobertura de seus custos operacionais, bem como o ressarcimento </span><span style="font-size: 10pt">dos gastos efetuados com terceiros, necess&aacute;rios &agrave; execu&ccedil;&atilde;o dos processos de desestatiza&ccedil;&atilde;o previstos nesta Lei. </span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Par&aacute;grafo &uacute;nico. Na hip&oacute;tese de aliena&ccedil;&atilde;o de participa&ccedil;&otilde;es minorit&aacute;rias, cujo valor seja de pequena monta a </span><span style="font-size: 10pt">ju&iacute;zo do Gestor do Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, poder&atilde;o ser dispensados a cobran&ccedil;a de remunera&ccedil;&atilde;o e o </span><span style="font-size: 10pt">ressarcimento dos gastos de que trata este artigo.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 22. O Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o ser&aacute; auditado por auditores externos independentes registrados na </span><span style="font-size: 10pt">Comiss&atilde;o de Valores Mobili&aacute;rios, a serem contratados mediante licita&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica pelo Gestor do Fundo.</span></div>
<div style="line-height: normal">
&nbsp;</div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">Art 23. Ser&aacute; nula de pleno direito a venda, a subscri&ccedil;&atilde;o ou a transfer&ecirc;ncia de a&ccedil;&otilde;es que impliquem infring&ecirc;ncia </span><span style="font-size: 10pt">desta Lei.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 24. No caso de o Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o deliberar a dissolu&ccedil;&atilde;o de sociedade inclu&iacute;da no </span><span style="font-size: 10pt">Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, aplicar-se-&atilde;o, no que couber, as disposi&ccedil;&otilde;es da Lei n&ordm; 8.029, de 12 de abril de </span><span style="font-size: 10pt">1990.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 25. O Gestor do Fundo manter&aacute; assist&ecirc;ncia jur&iacute;dica aos ex-membros da Comiss&atilde;o Diretora do Programa </span><span style="font-size: 10pt">Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, na hip&oacute;tese de serem demandados em raz&atilde;o de pr&aacute;tica de atos decorrentes do exerc&iacute;cio </span><span style="font-size: 10pt">das suas respectivas fun&ccedil;&otilde;es no referido &oacute;rg&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 26. A Uni&atilde;o transferir&aacute; ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econ&ocirc;mico e Social - BNDES 94.953.982 </span><span style="font-size: 10pt">(noventa e quatro milh&otilde;es, novecentos e cinq&uuml;enta e tr&ecirc;s mil, novecentos e oitenta e duas) a&ccedil;&otilde;es ordin&aacute;rias </span><span style="font-size: 10pt">nominativas e 4.372.154 (quatro milh&otilde;es, trezentos e setenta e duas mil, cento e cinq&uuml;enta e quatro) a&ccedil;&otilde;es </span><span style="font-size: 10pt">preferenciais nominativas, de sua propriedade no capital da Companhia Vale do Rio Doce.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">1&ordm; O BNDES, em contrapartida &agrave; transfer&ecirc;ncia das a&ccedil;&otilde;es pela Uni&atilde;o, pelo valor nominal equivalente ao valor de </span><span style="font-size: 10pt">venda das a&ccedil;&otilde;es, dever&aacute;, alternativa ou conjuntamente, a crit&eacute;rio do Ministro de Estado da Fazenda:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">a) assumir d&iacute;vidas, caracterizadas e novadas da Uni&atilde;o, nos termos dos atos legais em vigor, relativas ao Fundo </span><span style="font-size: 10pt">de Compensa&ccedil;&atilde;o de Varia&ccedil;&otilde;es Salariais - FCVS;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">b) transferir &agrave; Uni&atilde;o deb&ecirc;ntures de emiss&atilde;o da BNDES Participa&ccedil;&otilde;es S.A. - BNDESPAR, de sua propriedade, </span><span style="font-size: 10pt">com as mesmas condi&ccedil;&otilde;es de rentabilidade e prazo das dividas a que se refere a al&iacute;nea anterior.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">2&ordm; N&atilde;o se aplica ao produto da aliena&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es de que trata o caput deste artigo o disposto no inciso III do </span><span style="font-size: 10pt">art. 6&ordm; e no art. 13 desta Lei, e na al&iacute;nea &quot;a&quot; do &sect; 1&ordm; do art. 30 da Lei n&ordm; 8.177, de 1&ordm; de mar&ccedil;o de 1991, alterada pela </span><span style="font-size: 10pt">Lei n&ordm; 8.696, de 26 de agosto de 1993, com a reda&ccedil;&atilde;o ora vigente.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">3&ordm; As a&ccedil;&otilde;es de que trata este artigo permanecer&atilde;o depositadas no Fundo Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, em nome </span><span style="font-size: 10pt">do BNDES.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">4&ordm; At&eacute; vinte dias antes da realiza&ccedil;&atilde;o do leil&atilde;o p&uacute;blico especial de desestatiza&ccedil;&atilde;o da Companhia Vale do Rio </span><span style="font-size: 10pt">Doce ser&aacute; efetivada a transfer&ecirc;ncia de 62.000.000 (sessenta e dois milh&otilde;es) de a&ccedil;&otilde;es, ordin&aacute;rias nominativas do total </span><span style="font-size: 10pt">de que trata o caput deste artigo, devendo as a&ccedil;&otilde;es remanescentes ser transferidas no dia &uacute;til seguinte ao da </span><span style="font-size: 10pt">liquida&ccedil;&atilde;o financeira do leil&atilde;o. </span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">5&ordm; As condi&ccedil;&otilde;es complementares &agrave; concretiza&ccedil;&atilde;o da opera&ccedil;&atilde;o de que trata este artigo ser&atilde;o regulamentadas </span><span style="font-size: 10pt">por decreto do Presidente da Rep&uacute;blica.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 27. O BNDES destinar&aacute; o produto da aliena&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es que lhe forem transferidas na forma do art. 26, &agrave; </span><span style="font-size: 10pt">concess&atilde;o de cr&eacute;dito para a reestrutura&ccedil;&atilde;o econ&ocirc;mica nacional, de forma a atender os objetivos fundamentais do </span><span style="font-size: 10pt">Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, estabelecidos no art. 1&ordm; desta Lei, observado ainda que:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - as opera&ccedil;&otilde;es ser&atilde;o registradas no BNDES, em conta espec&iacute;fica;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">II - as disponibilidades de caixa aplicadas conforme as normas emanadas do Conselho Monet&aacute;rio Nacional;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">IIII - &eacute; vedada a concess&atilde;o de empr&eacute;stimo ou a concess&atilde;o de garantias &agrave; Administra&ccedil;&atilde;o direta, indireta ou </span><span style="font-size: 10pt">fundacional, excetuando-se:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">a) o repasse &agrave;s empresas subsidi&aacute;rias integrais do BNDES para a realiza&ccedil;&atilde;o dos respectivos objetivos sociais;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">b) os empr&eacute;stimos ao setor privado de que participem, na qualidade de agentes repassadores, institui&ccedil;&otilde;es</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 80px">
<span style="font-size: 10pt">financeiras p&uacute;blicas.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 28. Aos empregados de empresas controladas, direta ou indiretamente pela Uni&atilde;o, inclu&iacute;das no Programa </span><span style="font-size: 10pt">Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, &eacute; assegurada a oferta de parte das a&ccedil;&otilde;es representativas de seu capital, segundo os</span> <span style="font-size: 10pt">princ&iacute;pios estabelecidos nesta Lei e condi&ccedil;&otilde;es espec&iacute;ficas a serem aprovadas pelo Conselho Nacional de </span><span style="font-size: 10pt">Desestatiza&ccedil;&atilde;o, inclusive quanto a:</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - disponibilidade posterior das a&ccedil;&otilde;es;</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">II - quantidade a ser individualmente adquirida.</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">Par&aacute;grafo &uacute;nico. A oferta de que em o caput deste artigo ser&aacute; de, pelo menos, 10% (dez por cento) das a&ccedil;&otilde;es do </span><span style="font-size: 10pt">capital social detidas, direta ou indiretamente, pela Uni&atilde;o, podendo tal percentual m&iacute;nimo ser revisto pelo Conselho </span><span style="font-size: 10pt">Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, caso o mesmo seja incompat&iacute;vel com o modelo de desestatiza&ccedil;&atilde;o aprovado.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 29. A participa&ccedil;&atilde;o dos empregados na aquisi&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es far-se-&aacute; opcionalmente, por interm&eacute;dio de clube </span><span style="font-size: 10pt">de investimento que constitu&iacute;rem para represent&aacute;-los legalmente, inclusive como substituto processual, observada a </span><span style="font-size: 10pt">regulamenta&ccedil;&atilde;o baixada peta Comiss&atilde;o de Valores Mobili&aacute;rios - CVM.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 30. S&atilde;o nulos de pleno direito contratos ou neg&oacute;cios jur&iacute;dicos de qualquer esp&eacute;cie onde o empregado figure </span><span style="font-size: 10pt">como intermedi&aacute;rio de terceiro na aquisi&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es com incentivo, em troca de vantagem pecuni&aacute;ria ou n&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">1&ordm; clube de investimento tem legitimidade ativa propor a&ccedil;&atilde;o contra os envolvidos nessa opera&ccedil;&atilde;o fraudulenta, </span><span style="font-size: 10pt">retendo os correspondentes t&iacute;tulos mobili&aacute;rios, se estatutariamente dispon&iacute;veis.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">2&ordm; O Minist&eacute;rio P&uacute;blico, em tomando conhecimento dessa a&ccedil;&atilde;o judicial ou instado por representa&ccedil;&atilde;o, adotar&aacute; as </span><span style="font-size: 10pt">provid&ecirc;ncias necess&aacute;rias &agrave; determina&ccedil;&atilde;o da responsabilidade criminal, bem como solicitar&aacute; fiscaliza&ccedil;&atilde;o por parte da </span><span style="font-size: 10pt">Receita Federal, do Minist&eacute;rio do Trabalho e do Instituto Nacional do Seguro Social, sem preju&iacute;zo de inspe&ccedil;&otilde;es por </span><span style="font-size: 10pt">&oacute;rg&atilde;os estaduais e municipais, no &acirc;mbito de suas compet&ecirc;ncias, com vistas &agrave; identifica&ccedil;&atilde;o dos efeitos produzidos pela </span><span style="font-size: 10pt">mesma opera&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 31. Os arts. 7&ordm;, o caput e os &sect;&sect; 1&ordm; e 3&ordm; do art. 18 e o art. 20 da Lei n&ordm; 8.036, de 11 de maio de 1990, passam </span><span style="font-size: 10pt">a vigorar com as seguintes altera&ccedil;&otilde;es e acr&eacute;scimos:</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&quot;Art. 7&ordm; ................................................................................ .........................................</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">VIII - (VETADO)&quot;</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&quot;Art. 18. </span><span style="font-size: 10pt">Ocorrendo rescis&atilde;o do contrato de trabalho, por parte do empregador, ficar&aacute; este obrigado a depositar </span><span style="font-size: 10pt">na conta vinculada do trabalhador no FGTS os valores relativos aos dep&oacute;sitos referentes ao m&ecirc;s da rescis&atilde;o e ao </span><span style="font-size: 10pt">imediatamente anterior, que ainda n&atilde;o houver sido recolhido, sem preju&iacute;zo das comina&ccedil;&otilde;es legais.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">1&ordm; Na hip&oacute;tese de despedida pelo empregador sem justa causa, depositar&aacute; este, na conta vinculada do</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">trabalhador no FGTS, import&acirc;ncia igual a quarenta por cento do montante de todos os dep&oacute;sitos realizados na conta </span><span style="font-size: 10pt">vinculada durante a vig&ecirc;ncia do contrato de trabalho, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">................................................................................ ..............................................................</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">3&ordm; As import&acirc;ncias de que Trata este artigo dever&atilde;o constar da documenta&ccedil;&atilde;o comprobat&oacute;ria do recolhimento </span><span style="font-size: 10pt">dos valores devidos a titulo de rescis&atilde;o do contrato de trabalho, observado o disposto art. 477 da CLT, eximindo o </span><span style="font-size: 10pt">empregador, exclusivamente, quanto aos valores discriminados.&quot;</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">&quot;Art. 20. ................................................................................ ........................................</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">I - despedida sem justa causa, inclusive a indireta, de culpa rec&iacute;proca e de for&ccedil;a maior, comprovada com o </span><span style="font-size: 10pt">dep&oacute;sito dos valores de que trata o artigo 18.</span></div>
<div style="line-height: normal; margin-left: 40px">
<span style="font-size: 10pt">XII - aplica&ccedil;&atilde;o em quotas de Fundos M&uacute;tuos de Privatiza&ccedil;&atilde;o, regidos pela Lei n&ordm; 6.385, de 7 de dezembro de </span><span style="font-size: 10pt">1976, permitida a utiliza&ccedil;&atilde;o m&aacute;xima de 50% (cinq&uuml;enta por cento) do saldo existente e dispon&iacute;vel em sua conta </span><span style="font-size: 10pt">vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Servi&ccedil;o, na data em que exercer a op&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">6&ordm; Os recursos aplicados em quotas dos Fundos M&uacute;tuos de Privatiza&ccedil;&atilde;o, referidos no inciso XII deste artigo, </span><span style="font-size: 10pt">ser&atilde;o destinados a aquisi&ccedil;&otilde;es de valores mobili&aacute;rios, no &acirc;mbito do Programa Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o, institu&iacute;do </span><span style="font-size: 10pt">pela Lei n&ordm; 8.031, de 12 de abril de 1990, e de programas estaduais de desde que, em ambos os casos, tais </span><span style="font-size: 10pt">destina&ccedil;&otilde;es sejam aprovadas pelo Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">7&ordm; Os valores mobili&aacute;rios de que trata o Par&aacute;grafo anterior s&oacute; poder&atilde;o ser integralmente vendidos, pelos</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">respectivos Fundos, seis meses ap&oacute;s sua aquisi&ccedil;&atilde;o, podendo ser alienada, em prazo inferior, parcela equivalente a </span><span style="font-size: 10pt">10% (dez por cento) do valor adquirido, autorizada a livre aplica&ccedil;&atilde;o do produto dessa aliena&ccedil;&atilde;o, nos termos da Lei n&ordm; </span><span style="font-size: 10pt">6.385, de 1976.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">8&ordm; As aplica&ccedil;&otilde;es em Fundos M&uacute;tuos de Privatiza&ccedil;&atilde;o s&atilde;o nominativas, impenhor&aacute;veis e, salvo as hip&oacute;teses </span><span style="font-size: 10pt">previstas nos incisos I a IV e VI a XI deste artigo e a disposto na Lei n&ordm; 7.670. de 8 de setembro de 1988, indispon&iacute;veis </span><span style="font-size: 10pt">por seus titulares.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">9&ordm; Decorrido o prazo m&iacute;nimo de doze meses, contados da efetiva transfer&ecirc;ncia das quotas para os Fundos</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">M&uacute;tuos de Privatiza&ccedil;&atilde;o, os titulares poder&atilde;o optar pelo retorno para sua conta vinculada no Fundo de Garantia do </span><span style="font-size: 10pt">Tempo de Servi&ccedil;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">10. A cada per&iacute;odo de seis meses, os titulares das aplica&ccedil;&otilde;es em Fundos M&uacute;tuos de Privatiza&ccedil;&atilde;o poder&atilde;o </span><span style="font-size: 10pt">transferi-las para outro fundo de mesma natureza.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">11. O montante das aplica&ccedil;&otilde;es de que trata o &sect; 6&ordm; deste artigo ficar&aacute; limitado ao valor dos cr&eacute;ditos contra o </span><span style="font-size: 10pt">Tesouro Nacional de que seja titular o Fundo de Garantia do Tempo de Servi&ccedil;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">12. Desde que preservada a participa&ccedil;&atilde;o individual dos quotistas, ser&aacute; permitida a constitui&ccedil;&atilde;o de clubes de </span><span style="font-size: 10pt">investimentos, visando a aplica&ccedil;&atilde;o em quotas de Fundos M&uacute;tuos de Privatiza&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">13. A garantia a que alude o &sect; 4&ordm; do art. 13 desta Lei n&atilde;o compreende as aplica&ccedil;&otilde;es a que se refere o inciso XII </span><span style="font-size: 10pt">deste artigo.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">14. O Imposto de Renda incidir&aacute; exclusivamente os ganhos dos Fundos M&uacute;tuos de Privatiza&ccedil;&atilde;o que excederem </span><span style="font-size: 10pt">a remunera&ccedil;&atilde;o das contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Servi&ccedil;o, no mesmo per&iacute;odo.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">15. Os recursos automaticamente transferidos da conta do titular no Fundo de Garantia do Tempo de Servi&ccedil;o em </span><span style="font-size: 10pt">raz&atilde;o da aquisi&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es n&atilde;o afetar&atilde;o a base de c&aacute;lculo da multa rescis&oacute;ria de que tratam os par&aacute;grafos 1&ordm; e 2&ordm; do </span><span style="font-size: 10pt">art. 18 desta Lei.&quot;</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 32. Ficam convalidados os atos praticados com base na Medida Provis&oacute;ria n&ordm; 1.481-52, de 8 de agosto de</span> <span style="font-size: 10pt">1997.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 33. O Poder Executivo regulamentar&aacute; o disposto nesta Lei, no prazo de sessenta dias, baixando as</span></div>
<div style="line-height: normal">
<span style="font-size: 10pt">instru&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias &agrave; sua execu&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 34. Esta Lei entra em vigor na data de sua publica&ccedil;&atilde;o.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Art 35. Revoga-se a Lei n&ordm; 8.031, de 12 de abril de 1990, e demais disposi&ccedil;&otilde;es em contr&aacute;rio.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Bras&iacute;lia, 9 de setembro de 1997; 176&ordm; da Independ&ecirc;ncia e 109&ordm; da Rep&uacute;blica.</span></div>
<div style="line-height: normal">
<br />
<span style="font-size: 10pt">Republicada por ter sa&iacute;do incorre&ccedil;&atilde;o no D.O.U. de 10.09.97, Se&ccedil;&atilde;o 1</span></div>
<div style="text-align: center; line-height: normal">
<br />
<b><span style="font-size: 10pt">FERNANDO HENRIQUE CARDOSO</span></b></div>
<div style="text-align: center; line-height: normal">
<b><span style="font-size: 10pt">Pedro Malan</span></b></div>
<div style="text-align: center; margin-top: 0cm; margin-bottom: 10pt; margin-right: 0cm">
<b><span style="line-height: 115%; font-size: 10pt">Ant&ocirc;nio Kandir</span></b></div>
0
09/09/1997
Legislacao Basica
9491
11/09/1997
Lei
Trem de Alta Velocidade - TAV
|