Rodoviária
|
Histórico
4978
Historico
18/10/2011 - 15:38
31/12/2036 - 15:38
<p style="text-align: justify">
O Programa de Concess&otilde;es de Rodovias Federais come&ccedil;ou a ser implantado com a licita&ccedil;&atilde;o dos cinco trechos que haviam sido pedagiados diretamente pelo Minist&eacute;rio dos Transportes, numa extens&atilde;o total de 858,6 km, enquanto estudos eram realizados para identificar outros segmentos considerados t&eacute;cnica e economicamente vi&aacute;veis para inclus&atilde;o no Programa. Inicialmente, foram analisados 18.059,1 km de rodovias, dos quais 11.191,1 foram considerados vi&aacute;veis para concess&atilde;o e 6.868 km vi&aacute;veis somente para a concess&atilde;o dos servi&ccedil;os de manuten&ccedil;&atilde;o.</p>
<p style="text-align: justify">
Em 1997/1998 esse estudo foi revisto, mediante empr&eacute;stimos externos ou dota&ccedil;&otilde;es or&ccedil;ament&aacute;rias do DNER, incluindo-se no Programa trechos que estavam em obras de duplica&ccedil;&atilde;o (BR-381/MG/SP entre Belo Horizonte e S&atilde;o Paulo, bem como todo o Corredor da BR-116/SP/PR, BR-376/PR e BR-101/SC, entre S&atilde;o Paulo, Curitiba e Florian&oacute;polis), e excluindo outros trechos, que eram objeto de programas de restaura&ccedil;&atilde;o e amplia&ccedil;&atilde;o de capacidade.</p>
<p style="text-align: justify">
A promulga&ccedil;&atilde;o da Lei n. &ordm; 9.277, de maio de 1996 (denominada Lei das Delega&ccedil;&otilde;es), criou a possibilidade de Estados, Munic&iacute;pios e o Distrito Federal em solicitar a delega&ccedil;&atilde;o de trechos de rodovias federais para inclu&iacute;-los em seus Programas de Concess&atilde;o de Rodovias. A Portaria n.&ordm; 368/96, do Minist&eacute;rio dos Transportes, estabeleceu os procedimentos para a delega&ccedil;&atilde;o de rodovias federais aos estados dentre outras defini&ccedil;&otilde;es.</p>
<p style="text-align: justify">
Entre 1996 e 1998 foram assinados Conv&ecirc;nios de Delega&ccedil;&atilde;o com os Estados do Rio Grande do Sul, Paran&aacute;, Santa Catarina e Minas Gerais. O Estado de Mato Grosso do Sul, ainda em 1997, assinou Conv&ecirc;nio de Delega&ccedil;&atilde;o visando a constru&ccedil;&atilde;o de uma Ponte sobre o Rio Paraguai na BR-262/MS. Esta ponte foi financiada com recursos do FONPLATA - Fundo Financeiro dos Pa&iacute;ses da Bacia do Prata, e est&aacute; sendo explorada mediante a cobran&ccedil;a de ped&aacute;gio para amortiza&ccedil;&atilde;o do financiamento.<br />
Trechos de rodovias federais dos estados de Goi&aacute;s e do Par&aacute; foram inclu&iacute;dos no Programa, para serem delegados e concedidos. Os estudos, por&eacute;m demonstraram que os trechos, tal como apresentados, n&atilde;o tinham viabilidade para concess&atilde;o e por isso foram retirados do Programa.<br />
Face &agrave;s dificuldades para implementa&ccedil;&atilde;o dos programas estaduais, atrav&eacute;s da Resolu&ccedil;&atilde;o n.&ordm; 8, de 5 de abril de 2000, o Conselho Nacional de Desestatiza&ccedil;&atilde;o - CND recomendou &quot;a revis&atilde;o do Programa de Delega&ccedil;&atilde;o de Rodovias Federais, de que trata a Lei n.&ordm; 9.277/96&quot;, e autorizou o Minist&eacute;rio dos Transportes a &quot;adotar medidas necess&aacute;rias &agrave; unifica&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de concess&otilde;es rodovi&aacute;rias&quot;.</p>
<p style="text-align: justify">
A concess&atilde;o de rodovias com pagamento de ped&aacute;gio garante o investimento e a manuten&ccedil;&atilde;o constante necess&aacute;ria em trechos rodovi&aacute;rios estrat&eacute;gicos para o desenvolvimento da infraestrutura do pa&iacute;s. S&atilde;o rodovias com fluxo intenso de ve&iacute;culos e, consequentemente, com desgaste r&aacute;pido do pavimento que nem sempre consegue ser recuperado com recursos p&uacute;blicos. Al&eacute;m da manuten&ccedil;&atilde;o, as concession&aacute;rias tamb&eacute;m prestam servi&ccedil;os de atendimento aos usu&aacute;rios, em especial, o atendimento m&eacute;dico de emerg&ecirc;ncia em acidentes e o servi&ccedil;o de guincho para ve&iacute;culos avariados na rodovia.</p>
<p style="text-align: justify">
O Programa de Concess&atilde;o de Rodovias Federais abrange 11.191,1 quil&ocirc;metros de rodovias, desdobrado em concess&otilde;es promovidas pelo Minist&eacute;rio dos Transportes, pelos governos estaduais, mediante delega&ccedil;&otilde;es com base na Lei n.&ordm; 9.277/96, e pela Ag&ecirc;ncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).&nbsp;</p>
<div>
<p style="text-align: justify;">
A ANTT administra atualmente 21 concess&otilde;es de rodovias, totalizando 9.969,6 km, sendo quatro concess&otilde;es contratadas pelo Minist&eacute;rio dos Transportes, entre 1994 e 1997, uma pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 1998, com posterior Conv&ecirc;nio de Delega&ccedil;&atilde;o das Rodovias denunciado e o contrato sub-rogado &agrave; Uni&atilde;o em 2000 , oito concess&otilde;es referentes &agrave; segunda etapa - fases I (2008) e II (2009), uma concess&atilde;o referente &agrave; terceira etapa &ndash; fase II (2013), seis concess&otilde;es que s&atilde;o partes integrantes do Programa de Investimentos em Log&iacute;stica, pertencente &agrave; terceira etapa &ndash; fase III (2013 e 2014) e, por fim, a Ponte Rio-Niter&oacute;i, cuja nova concess&atilde;o teve in&iacute;cio em 2015.</p>
<p>
A tabela abaixo apresenta um resumo da Concess&otilde;es contratadas:</p>
</div>
<table align="center" border="1" cellpadding="0" cellspacing="0" height="1189" width="540">
<thead>
<tr>
<th style="width: 220px; height: 37px">
<p align="center">
<strong>Rodovias</strong></p>
</th>
<th style="width: 268px; height: 37px">
<p align="center">
<strong>Trecho</strong></p>
</th>
<th style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<strong>Extens&atilde;o (km)</strong></p>
</th>
</tr>
</thead>
<tbody>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #0000ff">BR-116/RJ/SP (NOVADUTRA)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #0000ff">Rio de Janeiro &ndash; S&atilde;o Paulo</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #0000ff">402,0</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #0000ff">BR-040/MG/RJ (CONCER)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #0000ff">Rio de Janeiro &ndash; Juiz de Fora</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #0000ff">179,9</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #0000ff">BR-116/RJ (CRT)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #0000ff">Rio de janeiro &ndash; Teres&oacute;polis &ndash; Al&eacute;m Para&iacute;ba</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #0000ff">142,5</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #0000ff">BR-290/RS (CONCEPA)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #0000ff">Os&oacute;rio &ndash; Porto Alegre</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #0000ff">121,0</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #0000ff">BR-116/293/392/RS (ECOSUL)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #0000ff">P&oacute;lo de Pelotas</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #0000ff">457,3</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">BR-116/PR/SC (AUTOPISTA PLANALTO SUL)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">Curitiba &ndash; Div. SC/RS</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #ff0000">412,7</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">BR-116/PR - BR-376/PR - BR 101/SC (AUTOPISTA LITORAL SUL)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">Curitiba &ndash; Palho&ccedil;a</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #ff0000">405,9</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">BR-116/SP/PR (AUTOPISTA R&Eacute;GIS BITTENCOURT)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">S&atilde;o Paulo &ndash; Curitiba (R&eacute;gis Bitencourt)</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #ff0000">401,6</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">BR-381/MG/SP (AUTOPISTA FERN&Atilde;O DIAS)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">Belo Horizonte &ndash; S&atilde;o Paulo (Fern&atilde;o Dias)</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #ff0000">562,1</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">BR-101/RJ (AUTOPISTA FLUMINENSE)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">Ponte Rio-Niter&oacute;i &ndash; Div.RJ/ES</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #ff0000">320,1</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">BR-153/SP (TRANSBRASILIANA)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">Div.MG/SP &ndash; Div. SP/PR</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #ff0000">321,6</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">BR-393/RJ (RODOVIA DO A&Ccedil;O)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">Div. MG/RJ - Entr.BR-116 (Dutra)</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #ff0000">200,4</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">BR&ndash;116/324/BA e BA-526/528 (VIABAHIA)</span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #ff0000">Divisa BA/MG - Salvador - Acesso &agrave; Base Naval de Aratu</span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="color: #ff0000">680,6</span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">BR-101/ES/BA (ECO-101)</span></span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">Entr. com a BA-698 (acesso a Mucuri) - Divisa ES/RJ</span></span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">475,9</span></span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">BR-050/GO/MG (MGO Rodovias)</span></span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">Entr. com a BR-040 (Cristalina/GO - Divisa MG/SP)</span></span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">436,6</span></span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">BR-060/153/262/DF/GO/MG (CONCEBRA )</span></span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">630,20 km da BR-060 e BR-153, desde o entr. com a BR-251, no DF, at&eacute; a divisa MG/SP, e 546,30 km da BR-262, do entr. com a BR-153 ao entr. com a BR-381, em MG</span></span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">1.176,5</span></span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">BR-163/MS (MS VIA)</span></span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">Trecho integralmente inserido no estado do MS (in&iacute;cio na divisa com o estado do MT e t&eacute;rmino na divisa com o PR)</span></span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">847,2</span></span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">BR- 163/MT (CRO)</span></span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">Trecho de 822,8 km na BR-163 e 28,1 km na MT-407 (in&iacute;cio na divisa com o estado do MS e t&eacute;rmino no km 855,0, no entroncamento com a MT-220)</span></span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">850,9</span></span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">BR-040/DF/GO/MG (Via 040)</span></span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">Trecho Bras&iacute;lia/DF &ndash; Juiz de Fora/MG</span></span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="font-size: 12px"><span style="color: #008000">936,8</span></span></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<span style="color: #008000">BR-153/TO/GO </span></td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p>
<span style="color: #008000">Trecho An&aacute;polis/GO (BR-060) at&eacute; Alian&ccedil;a do Tocantins/TO (TO-070)</span></p>
</td>
<td style="text-align: center; width: 101px; height: 37px">
<span style="color: #008000">624,8</span></td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<span style="color:#800080;">BR-101/RJ (ECOPONTE)</span></td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<span style="color:#800080;">Ponte Rio-NIter&oacute;i</span></td>
<td style="width: 101px; height: 37px; text-align: center;">
<span style="color:#800080;">13,2</span></td>
</tr>
<tr>
<td style="width: 220px; height: 37px">
<p>
<span style="font-size: 12px"><strong>TOTAL</strong></span></p>
</td>
<td style="width: 268px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="font-size: 12px"><strong>21 Trechos</strong></span></p>
</td>
<td style="width: 101px; height: 37px">
<p align="center">
<span style="font-size: 12px"><strong>9.969,6</strong></span></p>
</td>
</tr>
</tbody>
</table>
<div style="clear: both">
&nbsp;</div>
<p style="text-align: justify">
&nbsp;</p>
<div style="clear: both">
&nbsp;
<div style="clear: both">
&nbsp;</div>
</div>
<p style="text-align: justify">
&nbsp;</p>
<p style="text-align: justify">
&nbsp;</p>
<div align="center">
&nbsp;</div>
<p>
&nbsp;</p>
|