TRIC - Transporte Rodoviário Internacional de Cargas
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TRIC - Transporte Rodoviário Internacional de Cargas
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TRIC - Transporte Rodoviario Internacional de Cargas
18/10/2011 - 12:08
31/12/2036 - 12:08
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O Brasil, em virtude de sua situa&ccedil;&atilde;o geogr&aacute;fica, mant&eacute;m historicamente acordos de transporte internacional terrestre, principalmente rodovi&aacute;rio, com quase todos os pa&iacute;ses da Am&eacute;rica do Sul. Com a Col&ocirc;mbia, Equador, Suriname e Guiana Francesa o acordo est&aacute; em negocia&ccedil;&atilde;o.</p>
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O Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre entre os Pa&iacute;ses do Cone Sul, que contempla os transportes ferrovi&aacute;rio e rodovi&aacute;rio, inclui Argentina, Bol&iacute;via, Brasil, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai. Entre Brasil e Venezuela refere-se apenas ao transporte rodovi&aacute;rio. O mesmo ocorrer&aacute; com a negocia&ccedil;&atilde;o que est&aacute; em andamento com a Guiana.</p>
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O Mercado Comum do Sul - Mercosul, que &eacute; um Tratado de Integra&ccedil;&atilde;o, com maior amplitude entre, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, absorveu o Acordo de Transportes do Cone Sul.</p>
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Tais acordos buscam facilitar o incremento do com&eacute;rcio, turismo e cultura entre os pa&iacute;ses, no transporte de bens e pessoas, permitindo que ve&iacute;culos e condutores de um pa&iacute;s circulem com seguran&ccedil;a, tr&acirc;mites fronteiri&ccedil;os simplificados nos territ&oacute;rios dos demais.</p>
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No caso do Mercosul, j&aacute; se atingiu est&aacute;gio mais avan&ccedil;ado com a negocia&ccedil;&atilde;o e ado&ccedil;&atilde;o de normas t&eacute;cnicas comunit&aacute;rias.</p>
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A evolu&ccedil;&atilde;o dos transportes internacionais terrestres se faz atrav&eacute;s de negocia&ccedil;&otilde;es conjuntas peri&oacute;dicas visando atender as crescentes necessidades das partes, pela incorpora&ccedil;&atilde;o dos avan&ccedil;os tecnol&oacute;gicos e operacionais, pelo maior grau de seguran&ccedil;a e pela maior agilidade dos procedimentos aduaneiros e imigrat&oacute;rios.</p>
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Assim, o mercado de movimenta&ccedil;&atilde;o dos fluxos internacionais de bens e pessoas torna-se cada vez mais din&acirc;mico, competitivo e seguro, para as empresas nacionais dos diferentes pa&iacute;ses. Ressalte-se que o transporte terrestre dom&eacute;stico de cada pa&iacute;s n&atilde;o pode ser executado por empresas estrangeiras.</p>
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Complementarmente aos acordos b&aacute;sicos citados, t&ecirc;m sido estabelecidos acordos espec&iacute;ficos no Mercosul, como o de Transporte de Produtos Perigosos e o Acordo sobre Tr&acirc;nsito.</p>
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Com a implanta&ccedil;&atilde;o da Ag&ecirc;ncia Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, em fevereiro de 2002, as compet&ecirc;ncias para negocia&ccedil;&atilde;o e aplica&ccedil;&atilde;o dos acordos e seus desdobramentos passaram para seu &acirc;mbito de atua&ccedil;&atilde;o.</p>
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Os atos legais e regulamentares, os procedimentos operacionais e as informa&ccedil;&otilde;es estat&iacute;sticas sobre o Transporte Internacional Terrestre podem ser encontrados na p&aacute;gina da ANTT.</p>
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