Ferroviário
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Ferroviário
A inclusão da Rede Ferroviária Federal S.A. no Programa Nacional de Desestatização através do Decreto n.º 473/92, propiciou o início da transferência de suas malhas para a iniciativa privada, durante um período de 30 anos, prorrogáveis por mais 30. Esse processo também resultou na liquidação da RFFSA, a partir de 07/12/99.
Malhas Regionais
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Data do Leilão
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Concessionárias
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Início da Operação
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Extensão (Km)
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Oeste
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05.03.96
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Ferrovia Novoeste S.A.
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01.07.96
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1.621
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Centro-Leste
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14.06.96
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Ferrovia Centro-Atlântica S.A.
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01.09.96
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7.080
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Sudeste
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20.09.96
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MRS Logística S.A.
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01.12.96
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1.674
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Tereza Cristina
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26.11.96
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Ferrovia Tereza Cristina S.A.
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01.02.97
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164
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Sul
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13.12.96
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ALL-América Latina Logística do Brasil S.A
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01.03.97
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6.586
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Nordeste
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18.07.97
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Companhia Ferroviária do Nordeste
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01.01.98
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4.238
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Paulista
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10.11.98
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Ferrovias Bandeirantes S.A.
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01.01.99
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4.236
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Total
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25.599
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Em 28/06/97, o Governo Federal outorgou à Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, no processo de sua privatização, a exploração por 30 anos, prorrogáveis por mais 30, das Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás, utilizadas basicamente no transporte de minério dessa companhia.
Além das malhas da RFFSA e das estradas de ferro da Companhia Vale do Rio Doce, a ANTT é responsável pelas seguintes concessões:
- Ferrovias Norte Brasil S.A. - FERRONORTE.
- Estrada de Ferro Mineração Rio do Norte;
- Estrada de Ferro Jarí;
- Estrada de Ferro Trombeta;
- Estrada de Ferro Votorantim;
- Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. - FERROESTE;
- 1. Características
O modal ferroviário caracteriza-se, especialmente, por sua capacidade de transportar grandes volumes, com elevada eficiência energética, principalmente em casos de deslocamentos a médias e grandes distâncias. Apresenta, ainda, maior segurança, em relação ao modal rodoviário, com menor índice de acidentes e menor incidência de furtos e roubos. São cargas típicas do modal ferroviário:
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Produtos Siderúrgicos;
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Grãos;
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Minério de Ferro;
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Cimento e Cal;
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Adubos e Fertilizantes;
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Derivados de Petróleo;
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Calcário;
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Carvão Mineral e Clinquer;
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Contêineres.
O sistema ferroviário nacional é o maior da América Latina, em termos de carga transportada, atingindo 162,2 bilhões de tku (tonelada quilômetro útil), em 2001. Os dados operacionais e econômico-financeiros encontram-se disponíveis no SIADE - Sistema de Acompanhamento do Desempenho das Concessionárias de Serviços Públicos de Transporte Ferroviário.
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