ANTT encerra Audiência Pública para licitação dos ônibus
13863ANTT encerra Audiencia Publica para licitacao dos onibus09/03/2012 - 18:4131/12/2036 - 18:41<div>
Durante dois meses a Ag&ecirc;ncia Nacional de Transportes Terrestres &ndash; ANTT disponibilizou as minutas de Edital de Licita&ccedil;&atilde;o e Contrato de Permiss&atilde;o dos Servi&ccedil;os de Transporte Rodovi&aacute;rio Interestadual de Passageiros, operados por &ocirc;nibus do tipo rodovi&aacute;rio, com o objetivo de colher contribui&ccedil;&otilde;es da sociedade.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Nesta sexta-feira (9), a ANTT encerrou a Audi&ecirc;ncia P&uacute;blica n&ordm; 121/2011. O pr&oacute;ximo passo &eacute; a consolida&ccedil;&atilde;o das contribui&ccedil;&otilde;es recebidas por meio eletr&ocirc;nico, por escrito e contribui&ccedil;&otilde;es orais durante as sess&otilde;es p&uacute;blicas, al&eacute;m das protocoladas na ANTT.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Para a superintendente de Servi&ccedil;os de Transporte de Passageiros, Sonia Haddad, as contribui&ccedil;&otilde;es v&atilde;o trazer melhorias para o trabalho da Ag&ecirc;ncia. A expectativa &eacute; que o edital seja publicado ao final do m&ecirc;s de abril e o leil&atilde;o em outubro. &ldquo;Esse &eacute; um projeto in&eacute;dito e complexo. &Eacute; a agencia trabalhando para equacionar o servi&ccedil;o para o usu&aacute;rio. &Eacute; um novo marco regulat&oacute;rio onde todos participaram do processo&rdquo;.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Atualmente, a rede de transporte rodovi&aacute;rio interestadual de passageiros, operados por &ocirc;nibus do tipo rodovi&aacute;rio, atende 1.461 liga&ccedil;&otilde;es por meio dos servi&ccedil;os de transporte do tipo convencional, executivo, leito e semi-leito. Com a licita&ccedil;&atilde;o ser&atilde;o ofertadas 126 novas liga&ccedil;&otilde;es, totalizando 1.587 liga&ccedil;&otilde;es que tamb&eacute;m poder&atilde;o ser atendidas pelos diversos tipos de servi&ccedil;os de transporte permitidos pela ANTT (convencionais, executivos, leitos etc). Essas novas liga&ccedil;&otilde;es representam incremento de 9% em rela&ccedil;&atilde;o ao sistema atual.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Al&eacute;m disso, aproximadamente 600 novos mercados ser&atilde;o atendidos pelas linhas previstas na licita&ccedil;&atilde;o. Esses novos mercados representam um incremento de 2,8 milh&otilde;es de passageiros/anuais e a inclus&atilde;o de 34 novos munic&iacute;pios, tais como Corumb&aacute;/MS, Garopaba/SC e Aparecida de Goi&acirc;nia/GO, que n&atilde;o eram atendidos por servi&ccedil;os regulares de transporte rodovi&aacute;rio interestaduais de passageiros.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Os maiores mercados que ser&atilde;o atendidos, em termos de n&uacute;mero de passageiros transportados, s&atilde;o Rio de Janeiro/RJ - S&atilde;o Paulo/SP, Curitiba/PR - S&atilde;o Paulo/SP, S&atilde;o Paulo/SP - Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ - Belo Horizonte/MG e Recife/PE - Jo&atilde;o Pessoa/PB.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
A proposta apresentada pela ANTT prev&ecirc; uma redu&ccedil;&atilde;o m&eacute;dia de 11% em rela&ccedil;&atilde;o ao coeficiente tarif&aacute;rio atual, que determina a tarifa paga pelo passageiro. Pelo menos 80% dos passageiros ser&atilde;o beneficiados com redu&ccedil;&atilde;o tarif&aacute;ria.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
No sistema atual n&atilde;o h&aacute; limita&ccedil;&atilde;o para idade m&aacute;xima dos &ocirc;nibus, nem exig&ecirc;ncia quanto &agrave; idade m&eacute;dia das frotas das operadoras. Com a licita&ccedil;&atilde;o ser&aacute; exigido a idade m&aacute;xima de 10 anos e idade m&eacute;dia de 5 anos para a frota, o que permitir&aacute; a constante atualiza&ccedil;&atilde;o da tecnologia veicular adotada no sistema, contribuindo para alcan&ccedil;ar n&iacute;veis ainda maiores de conforto e seguran&ccedil;a para seus usu&aacute;rios.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Com a licita&ccedil;&atilde;o, um dos principais benef&iacute;cios esperados, &eacute; a implanta&ccedil;&atilde;o de um sistema automatizado de coleta de informa&ccedil;&otilde;es que permitir&aacute; manter um r&iacute;gido controle sobre os servi&ccedil;os prestados para os usu&aacute;rios do transporte rodovi&aacute;rio interestadual de passageiros, permitindo obter de forma autom&aacute;tica informa&ccedil;&otilde;es de oferta de servi&ccedil;os (cumprimento de hor&aacute;rio, itiner&aacute;rio, etc) por meio de GPS, assim como de demanda. Este sistema alimentar&aacute;, por sua vez, sistema de avalia&ccedil;&atilde;o de desempenho das permission&aacute;rias composto por indicadores que permitem acompanhar os atributos que caracterizam a presta&ccedil;&atilde;o adequada do servi&ccedil;o. Com o resultado da avalia&ccedil;&atilde;o, tornar-se-&aacute; poss&iacute;vel incentivar boas empresas e punir aquelas que oferecem servi&ccedil;os de baixa qualidade.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<p>
&nbsp;</p>
<p class="MsoPlainText" style="margin: 0cm 0cm 0pt">
<span style="font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;">Destaca-se, ainda, que com a licita&ccedil;&atilde;o ser&aacute; poss&iacute;vel implantar regras de flexibiliza&ccedil;&atilde;o operacional com o objetivo de tornar o sistema de transporte rodovi&aacute;rio de passageiros mais din&acirc;mico, de forma a permitir a constante adequa&ccedil;&atilde;o do atendimento ofertado &agrave;s reais necessidades do usu&aacute;rio. <o:p></o:p></span></p>
<p>
&nbsp;</p>
<div>
Durante dois meses a Ag&ecirc;ncia Nacional de Transportes Terrestres &ndash; ANTT disponibilizou as minutas de Edital de Licita&ccedil;&atilde;o e Contrato de Permiss&atilde;o dos Servi&ccedil;os de Transporte Rodovi&aacute;rio Interestadual de Passageiros, operados por &ocirc;nibus do tipo rodovi&aacute;rio, com o objetivo de colher contribui&ccedil;&otilde;es da sociedade.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Nesta sexta-feira (9), a ANTT encerrou a Audi&ecirc;ncia P&uacute;blica n&ordm; 121/2011. O pr&oacute;ximo passo &eacute; a consolida&ccedil;&atilde;o das contribui&ccedil;&otilde;es recebidas por meio eletr&ocirc;nico, por escrito e contribui&ccedil;&otilde;es orais durante as sess&otilde;es p&uacute;blicas, al&eacute;m das protocoladas na ANTT.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Para a superintendente de Servi&ccedil;os de Transporte de Passageiros, Sonia Haddad, as contribui&ccedil;&otilde;es v&atilde;o trazer melhorias para o trabalho da Ag&ecirc;ncia. A expectativa &eacute; que o edital seja publicado ao final do m&ecirc;s de abril e o leil&atilde;o em outubro. &ldquo;Esse &eacute; um projeto in&eacute;dito e complexo. &Eacute; a agencia trabalhando para equacionar o servi&ccedil;o para o usu&aacute;rio. &Eacute; um novo marco regulat&oacute;rio onde todos participaram do processo&rdquo;.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Atualmente, a rede de transporte rodovi&aacute;rio interestadual de passageiros, operados por &ocirc;nibus do tipo rodovi&aacute;rio, atende 1.461 liga&ccedil;&otilde;es por meio dos servi&ccedil;os de transporte do tipo convencional, executivo, leito e semi-leito. Com a licita&ccedil;&atilde;o ser&atilde;o ofertadas 126 novas liga&ccedil;&otilde;es, totalizando 1.587 liga&ccedil;&otilde;es que tamb&eacute;m poder&atilde;o ser atendidas pelos diversos tipos de servi&ccedil;os de transporte permitidos pela ANTT (convencionais, executivos, leitos etc). Essas novas liga&ccedil;&otilde;es representam incremento de 9% em rela&ccedil;&atilde;o ao sistema atual.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Al&eacute;m disso, aproximadamente 600 novos mercados ser&atilde;o atendidos pelas linhas previstas na licita&ccedil;&atilde;o. Esses novos mercados representam um incremento de 2,8 milh&otilde;es de passageiros/anuais e a inclus&atilde;o de 34 novos munic&iacute;pios, tais como Corumb&aacute;/MS, Garopaba/SC e Aparecida de Goi&acirc;nia/GO, que n&atilde;o eram atendidos por servi&ccedil;os regulares de transporte rodovi&aacute;rio interestaduais de passageiros.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Os maiores mercados que ser&atilde;o atendidos, em termos de n&uacute;mero de passageiros transportados, s&atilde;o Rio de Janeiro/RJ - S&atilde;o Paulo/SP, Curitiba/PR - S&atilde;o Paulo/SP, S&atilde;o Paulo/SP - Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ - Belo Horizonte/MG e Recife/PE - Jo&atilde;o Pessoa/PB.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
A proposta apresentada pela ANTT prev&ecirc; uma redu&ccedil;&atilde;o m&eacute;dia de 11% em rela&ccedil;&atilde;o ao coeficiente tarif&aacute;rio atual, que determina a tarifa paga pelo passageiro. Pelo menos 80% dos passageiros ser&atilde;o beneficiados com redu&ccedil;&atilde;o tarif&aacute;ria.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
No sistema atual n&atilde;o h&aacute; limita&ccedil;&atilde;o para idade m&aacute;xima dos &ocirc;nibus, nem exig&ecirc;ncia quanto &agrave; idade m&eacute;dia das frotas das operadoras. Com a licita&ccedil;&atilde;o ser&aacute; exigido a idade m&aacute;xima de 10 anos e idade m&eacute;dia de 5 anos para a frota, o que permitir&aacute; a constante atualiza&ccedil;&atilde;o da tecnologia veicular adotada no sistema, contribuindo para alcan&ccedil;ar n&iacute;veis ainda maiores de conforto e seguran&ccedil;a para seus usu&aacute;rios.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
Com a licita&ccedil;&atilde;o, um dos principais benef&iacute;cios esperados, &eacute; a implanta&ccedil;&atilde;o de um sistema automatizado de coleta de informa&ccedil;&otilde;es que permitir&aacute; manter um r&iacute;gido controle sobre os servi&ccedil;os prestados para os usu&aacute;rios do transporte rodovi&aacute;rio interestadual de passageiros, permitindo obter de forma autom&aacute;tica informa&ccedil;&otilde;es de oferta de servi&ccedil;os (cumprimento de hor&aacute;rio, itiner&aacute;rio, etc) por meio de GPS, assim como de demanda. Este sistema alimentar&aacute;, por sua vez, sistema de avalia&ccedil;&atilde;o de desempenho das permission&aacute;rias composto por indicadores que permitem acompanhar os atributos que caracterizam a presta&ccedil;&atilde;o adequada do servi&ccedil;o. Com o resultado da avalia&ccedil;&atilde;o, tornar-se-&aacute; poss&iacute;vel incentivar boas empresas e punir aquelas que oferecem servi&ccedil;os de baixa qualidade.</div>
<div>
&nbsp;</div>
<div>
&nbsp;</div>
<p>
&nbsp;</p>
<p class="MsoPlainText" style="margin: 0cm 0cm 0pt">
<span style="font-family: 'Arial','sans-serif'">Destaca-se, ainda, que com a licita&ccedil;&atilde;o ser&aacute; poss&iacute;vel implantar regras de flexibiliza&ccedil;&atilde;o operacional com o objetivo de tornar o sistema de transporte rodovi&aacute;rio de passageiros mais din&acirc;mico, de forma a permitir a constante adequa&ccedil;&atilde;o do atendimento ofertado &agrave;s reais necessidades do usu&aacute;rio. <o:p></o:p></span></p>
<p>
&nbsp;</p>
0