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Demanda
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Área de Estudo

O eixo formado pelos centros urbanos do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campinas, em face da expressão populacional e econômica de sua área de influência, representada na figura 1, define o mais importante corredor de transporte do país, que concentra 33% do Produto Interno Bruto e 20% da população.

Figura 1. Área de influência do corredor do trem de alta velocidade


Fonte: Relatório Halcrow/Sinergia (Volume 1 – Demanda e Previsão de Receita).

 

Um exemplo do potencial desse corredor, em termos socioeconômico, pode ser demonstrado pela significância dos dados relativos às regiões que compõem a sua área de influência, conforme tabela 1.

Tabela 1. Dados socioeconômicos das regiões da área de influência do corxr do TAV Brasil


(*) Em valores equivalentes de 2000
Fonte: Relatório Halcrow/Sinergia (Volume 1 – Demanda e Previsão de Receita, Apêndice A).


 

A situação atual do sistema de transporte nesse corredor apresenta disfunções decorrentes, principalmente, de desequilíbrios em sua repartição modal, com focos de esgotamento de capacidade em sua rede, inclusive em rodovias e nos serviços aéreos (no que se refere aos terminais e ao uso do espaço aéreo).

Uma demanda de transporte associada a desequilíbrios na sua distribuição modal produz níveis elevados de saturação em algumas modalidades, o que tende a se agravar com o esperado incremento das atividades econômicas de sua área de influência. 

Desta forma, faz parte da estratégica do governo brasileiro, para aceleração do crescimento da economia, desenvolver um serviço de transporte ferroviário de passageiros de qualidade, tendo por base a implantação de uma linha ferroviária de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro – São Paulo – Campinas, em complementação ao transporte rodoviário e aéreo, alinhando-se com as soluções tecnológicas adotadas nos principais países da Europa e Ásia. 

Tal projeto, considerando a tecnologia de diversos fabricantes internacionais, prevê um traçado de linhas exclusivas, de modo a permitir o seu desenvolvimento no futuro, além de maximizar a velocidade de operação e garantir um alto desempenho em termos de regularidade, confiabilidade, pontualidade e conforto para os passageiros. 

Para o desenvolvimento dos estudos de traçado realizados foram estabelecidas as seguintes premissas para o projeto de implantação do TAV Brasil: 

  • linha exclusiva para transporte ferroviário de passageiros de alta velocidade;
  • via permanente dupla e com capacidade para operar trens com velocidade de até 350 km/h;
  • ligação das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas;
  • conexão dos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Galeão; 
  • consideração da presença de duas estações intermediárias no Vale do Paraíba, sendo uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro; e
  • sem restrições à operação de trens desenvolvidos a partir de qualquer tecnologia. 
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