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Previsões de Demanda e Receita
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Os estudos inicialmente realizados para o ano de 2008, depois de ajustes no modelo de explicação do comportamento da demanda, permitiram estimar o número anual de viagens para o ano de abertura do TAV Brasil ao tráfego (2014) e para os anos de 2024, 2034 e 2044.

Os valores relativos à evolução dos dados socioeconômicos, utilizados para estimar a demanda de viagens em anos futuros, foram obtidos dividindo a área de estudo em 16 macrozonas, o que resultou em taxas de crescimento diferenciadas para os diversos pares de origem/destino (O/D) nos próximos anos, apresentado na tabela 6. Essa abordagem está de acordo com os estudos desenvolvidos no PDTU-RMRJ (Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro) e o PITU (Plano Integrado de Transportes Urbanos para 2020) relativo à Região Metropolitana de São Paulo. 

Um aspecto adicional a evidenciar quanto às particularidades do modelo de projeção da demanda diz respeito às simulações feitas para otimizar a receita (Serviço Expresso e do Serviço Regional) a ser auferida pelo TAV Brasil, incorporando no mesmo tarifas diferenciadas em função do horário de viagem, tal como ocorre no transporte aéreo. 

Os resultados das pesquisas efetuadas e dos modelos desenvolvidos para dimensionar o mercado de transportes no eixo formado pelos centros urbanos do Rio de Janeiro– São Paulo – Campinas em 2014, ano previsto de abertura do projeto, estão apresentados na tabela 6.

Tabela 6. Demanda estimada para 2014, por tipo de meio de transporte


Fonte: Relatório Halcrow/Sinergia (Volume 1 – Demanda e Previsão de Receita).

 

Convém ressaltar que no ano de abertura (2014), o incremento de demanda será maior, o que resulta, principalmente, da demanda induzida pela implantação do TAV Brasi, que assume participação expressiva em relação aos demais modos de transporte, quer quando há a concorrência do aéreo ou não. Para 2014 e demais anos, 2024, 2034 e 2044, a demanda estimada em milhares de passageiros/ano e a correspondente receita assumem os valores apresentados nas tabelas 7 e.8.

Tabela 7. Demanda Estimada do TAV Brasil por tipo de serviço (em milhares de passageiros por ano)


Fonte: Relatório Halcrow/Sinergia (Volume 1 – Demanda e Previsão de Receita).


 
Tabela 8. Receita estimada por tipo de serviço (em milhões de R$ por ano)

Fonte: Relatório Halcrow/Sinergia (Volume 1 – Demanda e Previsão de Receita). 

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